Acessa SP inaugura sala exclusiva para crianças de até 11 anos

Espaço estimula o aprendizado e oferece opções de lazer via internet

dom, 26/07/2009 - 18h25 | Do Portal do Governo

Atualizado em 27 de julho às 14h55

O Acessa SP, programa de inclusão digital do Governo de São Paulo, inaugurou nesta segunda-feira, 27, o “Acessinha SP”, uma sala especialmente dedicada aos usuários de até onze anos de idade. O uso do espaço, localizado no posto do Parque da Juventude, na zona norte de São Paulo, é totalmente grátis.  

Com a sala, as crianças têm à sua disposição um local exclusivo para a iniciação à informática. São onze computadores num espaço onde o uso da internet estimula o desenvolvimento da coordenação visual e motora, a criatividade e a iniciativa. De segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, dois monitores serão responsáveis por orientar os pequenos usuários, explicar a função de cada parte do computador e os cuidados necessários ao usar o equipamento. 

O objetivo é que as atividades no “Acessinha SP” despertem a curiosidade das crianças para que conheçam outros universos, além daquele em que vivem. Para isso, os monitores vão ensinar a fazer pesquisas informatizadas e acessar sites educativos. Além disso, também serão realizadas atividades como leituras lúdicas, exercícios de compreensão de palavras, oficinas e cursos adequados à faixa etária – o que fará da sala um espaço de ensino e aprendizado constantes.

“O Acessinha vai realizar um trabalho de iniciação à informática e à tecnologia, possibilitando a inclusão digital e social de crianças que não têm computador”, diz o Secretário de Gestão Pública, Sidney Beraldo. “Com o acesso gratuito à internet, monitorado e orientado de acordo com a faixa etária, a criança conseguirá construir recursos para se tornar um cidadão responsável e comprometido”, completa o secretário.

O atendimento no espaço para as crianças segue a fórmula padrão do Acessa SP: cada usuário tem direito a 30 minutos de navegação por acesso. Quando o tempo acabar, é preciso pegar uma senha e voltar ao final da fila.

Projeto social

A necessidade da sala surgiu porque o posto é freqüentado pelas crianças do Centro para a Criança e Adolescente Zaki Narchi, um projeto social desenvolvido pela ONG Croph (Coordenação Regional das Obras de Promoção Humana), em conjunto com a prefeitura de São Paulo por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social.

Os integrantes do projeto são moradores do Conjunto Habitacional Zaki Narchi, que já usavam o posto uma vez por semana. Com a nova sala, qualquer outra criança interessada – de até 11 anos de idade – poderá navegar na internet num ambiente especialmente preparado para estimular a aprendizagem e o lazer via computador.

Para Elenir Aparecida Martins, que mora no Conjunto Habitacional e têm quatro filhos que frequentam o Acessa SP, a nova sala vai ser um estímulo a mais para manter as crianças longe das ruas. “Pra gente, que não tem condições de ter computador em casa, é muito bom. Antes, eu não tinha sossego, nunca sabia onde as crianças estavam”, diz a dona-de-casa. “Agora eles acordam de manhã sem nem precisar chamar para ir para o projeto e no dia que vão mexer com a internet, eles ficam até mais motivados. Quando voltam, contam que brincaram bastante”.

Programa Acessa São Paulo

O Acessa São Paulo, vinculado à Secretaria de Gestão Pública e gerido pela Prodesp (Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo), oferece acesso às novas tecnologias da informação e comunicação, em especial à internet, contribuindo para o desenvolvimento social, cultural, intelectual e econômico dos cidadãos. 

Atualmente, o programa está presente em 440 cidades e dispõe de 499 postos, com 3.832 computadores e 935 monitores. Desde que foi lançado, em julho de 2000, já foram cadastrados 1,68 milhão de usuários em todo o Estado e mais de 38 milhões de atendimentos foram realizados.

O atendimento nas unidades do Acessa São Paulo é gratuito, e cada usuário tem direito a 30 minutos de navegação por acesso.

A meta do Governo do Estado é levar o Programa Acessa São Paulo para todas as prefeituras paulistas interessadas.

Da Secretaria de Gestão Pública