Acessa SP inaugura postos em Mogi Mirim e Mogi Guaçu

Programa comemora a marca de 1,5 milhão de usuários cadastrados

sáb, 13/12/2008 - 14h43 | Do Portal do Governo

O secretário estadual de Gestão Pública, Sidney Beraldo, inaugurou na sexta-feira, 12, postos do Acessa SP nos municípios de Mogi Mirim e Mogi Guaçu. Durante a cerimônia, Beraldo comentou a marca de 1,5 milhão de usuários cadastrados no programa. “O Acessa São Paulo tornou-se um programa essencial e tem atingido a todos os públicos, até mesmo a terceira idade. É útil também para quem procura emprego e tem acesso a vagas cadastradas no Programa Emprega São Paulo”, acrescentou.

O Acessa SP em Mogi Mirim oferece 9 computadores com conexão banda larga e tem capacidade para realizar quase 3 mil atendimentos mensais. Já a unidade em Mogi Guaçu conta com 10 computadores e pode fazer até 3.200 atendimentos por mês (veja abaixo mais informações sobre os postos).

Nas unidades do Acessa SP, é possível, entre outras coisas, buscar vagas de emprego, fazer pesquisas escolares, ler notícias e realizar serviços públicos eletrônicos. Os postos funcionarão de segunda a sexta-feira, com monitores à disposição dos usuários para orientá-los na utilização dos equipamentos e na navegação na web.

A implantação das novas unidades faz parte do Plano de Expansão do Programa. A meta do governo de São Paulo é levar Acessa São Paulo para todas as prefeituras paulistas interessadas.

Programa Acessa São Paulo

O Acessa São Paulo, vinculado à Secretaria de Gestão Pública e gerido pela Prodesp (Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo), oferece acesso às novas tecnologias da informação e comunicação, em especial à internet, contribuindo para o desenvolvimento social, cultural, intelectual e econômico dos cidadãos. 

O programa está presente em 377 cidades, dispõe de 434 postos, com 3.360 computadores e 810 monitores. São 1,5 milhão de usuários cadastrados em todo o Estado e mais de 34,8 milhões de atendimentos já foram realizados desde julho de 2000, quando o Programa foi lançado.

De acordo com os resultados da pesquisa Ponline 2007, realizada com mais de 7 mil usuários do programa, o principal público atendido pelo Acessa São Paulo é o jovem de baixa renda. Dos freqüentadores, 75% têm até 24 anos e 61,8% apresentam renda familiar de até 2 salários mínimos.

A pesquisa pediu para os usuários avaliarem o impacto do uso da internet em suas vidas. O grau de concordância (notas entre 0 e 10) para as afirmações “saber usar a internet melhorou a minha vida pessoal” e “a internet melhorou o meu desempenho profissional” foi, respectivamente, 8,4 e 7,1.

Ainda segundo a Ponline 2007, além dos usos mais comuns como navegação em redes sociais e e-mail, 51,6% dos usuários utilizam os postos para realizar pesquisa escolar; 44,3% lêem notícias em jornais e revistas e 18% buscam informações ou serviços de saúde. Além disso, 87,6% afirmam já terem utilizado serviços do governo eletrônico.

Serviço:

O atendimento nas unidades do Acessa São Paulo é gratuito, e cada usuário tem direito a 30 minutos de navegação por acesso. Para utilizar os postos é necessária a apresentação do RG, e menores de 11 anos devem estar acompanhados dos responsáveis.

Novos Postos

Mogi Mirim

Endereço: Rua Francisco Dias Reis, 735, Vila Dias.

Computadores para usuários: 9

Previsão de atendimento: 2.880

Horário de funcionamento: das 8 às 17 horas, de segunda a sexta-feira

 

Mogi Guaçu

Endereço: Av dos Trabalhadores, 2.651, Centro Cultural.

Computadores para usuários: 10

Previsão de atendimento: 3.200/ mês

Horário de funcionamento: das 8 às 17 horas, de segunda a sexta-feira

Da Secretaria de Gestão Pública

(I.P.)