Acessa SP fez 190 mil atendimentos na CPTM no 1º semestre

Há postos do programa em onze estações da rede ferroviária metropolitana

ter, 01/09/2009 - 15h00 | Do Portal do Governo

Os postos do programa Acessa São Paulo, instalados nas estações da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), registraram cerca de 190 mil atendimentos para uso gratuito da internet entre janeiro e julho deste ano. A unidade da Estação Barra Funda alcançou o maior número de atendimentos no período – mais de 44 mil. Lançado em 2000, o Acessa São Paulo é vinculado à Secretaria de Gestão Pública e gerenciado pela Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo (Prodesp).

Cerca de 120 microcomputadores foram colocados à disposição dos usuários da CPTM nos postos das estações Barra Funda, Brás, Dom Bosco, Itaim Paulista, José Bonifácio, Mogi das Cruzes, Pinheiros, Piqueri, São Miguel, Socorro e Tatuapé. As unidades funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, exceto nas estações Brás, Tatuapé e Barra Funda, onde ficam abertos das 9h às 21h. Os usuários podem usar a internet para fazer pesquisas escolares e acadêmicas, elaborar e enviar currículos, procurar vagas de emprego, obter boletos bancários de contas a pagar, entre outros serviços. No ano passado, 356 mil pessoas utilizaram o serviço.

O Acessa São Paulo começou a funcionar em estações da CPTM em agosto de 2005. Ao oferecer o serviço, as secretarias de Gestão Pública e dos Transportes Metropolitanos buscam contribuir para a inclusão digital das populações de baixa renda que utilizam a rede ferroviária. Cada pessoa tem direito a 30 minutos de navegação. Para utilizar os postos, é necessária a apresentação do RG. Menores de 11 anos devem estar acompanhados dos responsáveis.

Da Imprensa Oficial