Acessa SP ensina informática a idosos em Teodoro Sampaio

Cinco turmas aprendem informática básica na unidade

qua, 12/05/2010 - 18h00 | Do Portal do Governo

Idosos de Teodoro Sampaio, município com 20 mil habitantes pertencente à região de Presidente Prudente, aprendem informática no posto de inclusão digital do governo paulista, Acessa SP. De segunda a sexta-feira, monitoras da unidade se revezam para atender às cinco turmas.

No total, 35 idosos participam do projeto “Inclusão Digital na Terceira Idade”. Segundo uma das monitoras, Aline Andrade, a proposta foi apresentada inicialmente aos idosos de um clube da terceira idade do município. “Abrimos as inscrições e logo no início vieram dez pessoas interessadas. Pouco tempo depois fechamos as cinco turmas e já existem mais de de idosos aguardando chamada”.

Em pouco tempo, os idosos aprenderam operações básicas do computador, entre elas, manusear o mouse e digitar. Já acessam a internet em sites de conteúdo educativo. O próximo passo será criar e-mails e inseri-los nas redes sociais. “A familiarização com o computador tem sido difícil para alguns, mas é questão de tempo para dominarem os recursos. Nossa metodologia não tem prazo, pois a ideia é trabalhar com calma até alcançarmos o propósito de incluir esses idosos no mundo da informática”, afirma Aline.

O idoso e a informática 

Versão recente da Ponline, pesquisa realizada todos os anos para avaliar o perfil dos usuários do programa Acessa SP, mostra uma evolução na familiaridade do idoso com a informática. Num universo de mais de seis mil entrevistados, apurou-se um aumento de quatro pontos percentuais no número de pessoas com idade acima dos 60 anos que usam a internet exclusivamente em postos do AcessaSP – um salto de 44% para 48%, entre 2007 e 2008.

A Ponline apurou também o que os idosos mais fazem na web. Grande parte dos entrevistados, 79%, utiliza a internet principalmente para se comunicar via e-mail. Mais da metade, 67%, lê jornais ou revistas eletrônicos. As redes sociais também são acessadas pela terceira idade – 23% dos participantes da faixa etária disseram que tem um perfil na rede social, sendo que 22% possuem conta no Orkut.

Acessa SP 

O Acessa SP é um programa de inclusão digital do Governo do Estado de São Paulo que atingiu marca superior a 45,5 milhões de atendimentos. Desde a sua criação, em 2000, são mais de 1,9 milhão de usuários cadastrados. O programa cobre 80% do estado de São Paulo, com 596 postos distribuídos em 525 municípios. 

Nas unidades do programa, o usuário tem o acesso gratuito à internet banda larga em um período de 30 minutos por acesso. O uso é ilimitado. Ao término do tempo, basta apanhar uma nova senha e aguardar a vez. O programa Acessa SP está vinculado à Secretaria de Gestão Pública e é gerido pela Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo (Prodesp).

Serviço
Projeto “Inclusão Digital na Terceira Idade”
Onde: Acessa SP de Teodoro Sampaio – Avenida Manoel Guirado Segura, nº 1.898, Vila Furlan
Aulas: de segunda a sexta-feira, das 8 às 9 horas; segundas e terças, das 19 às 21 horas
Informações sobre novas turmas: pelo e-mail acessats@hotmail.com
Custo: gratuito

Da Secretaria de Gestão Pública