Acessa SP cria projeto exclusivo para agentes de saúde

Planinhas eletrônicas ajudam acompanhar o quadro de saúde dos pacientes

ter, 18/08/2009 - 18h00 | Do Portal do Governo

Para aprimorar o atendimento à população, oito agentes de saúde da Unidade Básica de Saúde (UBS) da Vila Nova Galvão, zona norte da Capital, fizeram o curso iniciação à informática no posto do programa Acessa SP, instalado no Centro de Integração à Cidadania (CIC), no Jaçanã.

Usuários da unidade, os agentes de saúde sempre procuravam os monitores para esclarecer dúvidas. “Até o dia em que me pediram ajuda para fazer uma planilha que facilitasse nos atendimentos domiciliares. Sugeri então um curso de aperfeiçoamento de informática, que foi aceito pela diretoria da UBS”, conta o monitor do posto e autor do projeto, Plínio Parente. 

O projeto “Agente de Saúde Net” foi feito em 12 aulas. Com as instruções que receberam no curso, agora eles vão informatizar os relatórios das visitas às famílias da comunidade, o que tornará o trabalho de campo mais simples e ágil. Na área de cada profissional, que corresponde a 180 famílias, será possível obter indicadores (por exemplo, da taxa de natalidade, desnutrição e mortalidade infantil) e histórico da cada paciente. 

A agente de saúde Polyana Lima conta que aprendeu a elaborar as planilhas eletrônicas para acompanhar o quadro de pacientes hipertensos. “Com este recurso, posso registrar os resultados de cada aferição da pressão arterial e da taxa de glicose no sangue. Desta maneira, o atendimento individual fica mais simples”, reconhece. 

A capacitação dos agentes também vai melhorar a comunicação com a comunidade. Nas aulas de apresentações de slides, eles aprenderam a elaborar material que poderá ser utilizado na produção de apostilas para serem distribuídas nas palestras realizadas regularmente sobre a saúde do hipertenso e o planejamento familiar. Os agentes também tiveram aulas de desenho vetorial que serão úteis na produção de convites enviados pela UBS. 

“O desempenho dos alunos foi excelente. O posto do CIC Norte encerra mais uma etapa de cursos, com a capacitação de 17 usuários em oficinas destinadas não só a estes profissionais, mas também a idosos e jovens. Este trabalho é feito de forma descentralizada para um aproveitamento melhor dos públicos”, explica o monitor. 

A UBS Vila Nova Galvão realiza em média 1.000 atendimentos por semana. Os agentes visitam regularmente as residências de cerca de 37 mil habitantes. São 24 profissionais que se dividem em quatro equipes. Capacitar os demais integrantes é a meta da diretora da UBS, Salete Lemos, que pretende dar continuidade ao trabalho. “Esta parceria mostra resultados logo no início. Percebemos a motivação dos agentes que crescem profissionalmente com a oportunidade e também aprimoram seus conhecimentos”, avalia. 

Rede de Projetos 

O programa Acessa SP dispõe de uma rede de projetos, onde são inseridas iniciativas capazes de gerar um atendimento diferenciado aos usuários e monitores de postos. A intenção é estabelecer a ligação entre as unidades do Acessa SP para compartilhar experiências. O programa oferece tempo extra de uso das máquinas para cursos, oficinas e pesquisas, além de suporte técnico e treinamento dos monitores para a execução dos projetos. Outras informações sobre a Rede de Projetos estão disponíveis no endereço http://rede.acessasp.sp.gov.br

“Cada posto do programa possui, além dos computadores conectados à internet, agentes de inclusão social capacitados para atender às necessidades de sua comunidade. Estas ações são disseminadas e evoluem com a troca de ideias entre seus idealizadores no ambiente da Rede de Projetos”, afirma o secretário de Gestão Pública, Sidney Beraldo.

Da Secretaria de Gestão Pública