Acessa SP conclui cursos de iniciação à informática para 3ª idade

Projetos realizados em cidades das regiões de Barretos e Ribeirão Preto capacitaram 25 pessoas

qua, 04/11/2009 - 19h00 | Do Portal do Governo

O Acessa SP, programa de inclusão digital do governo paulista, vinculado à Secretaria de Gestão Pública, entregou na semana passada, certificados de conclusão para 25 idosos que concluíram os cursos de iniciação à informática. 

Na unidade de Santo Antônio da Alegria, município da região de Ribeirão Preto, 10 alunos com idade acima dos 60 anos participaram durante sete meses do projeto “Sou uma vovó conectada”. Para a monitora do posto, Daniela Ferreira de Oliveira, autora da iniciativa, os resultados deste trabalho são satisfatórios. “Minha aluna mais velha tem 78 anos e em pouco tempo já sabe manusear o mouse, digita e até navega sem ajuda na Internet”, conta. 

Segundo a monitora, as integrantes do curso adquiriram um novo conceito sobre a informática e utilizam os recursos do computador sem dificuldades. Os principais conteúdos buscados na web estão relacionados à saúde, humor e religião. 

Em Pirangi, na região de Barretos, a monitora Silvia Helena Pim Soleira, conduziu desde março o projeto “3ª Idade descobrindo a Internet”. Os 15 participantes, membros de instituições de apoio ao idoso no município, com idades entre 60 e 80 anos, foram divididos em duas turmas. O grupo aprendeu a usar editor de texto, pesquisar conteúdo na Internet, trocar e-mails e conversar pelo MSN. 

Silvia encontrou novas formas de atrair seus alunos e fazer com que se sentissem mais familiarizados com a máquina. “Na semana das Crianças, por exemplo, eu trabalhei joguinhos com eles. Foi uma felicidade! Eles participaram bastante das aulas e a satisfação foi maior quando descobriram os recursos do e-mail e a possibilidade de diminuir a distância dos familiares”. 

Da Secretaria de Gestão Pública