Acessa SP completa um ano de atendimento em Jacareí

Em um ano, unidade acumula mais de 27 mil atendimentos

qua, 25/11/2009 - 13h00 | Do Portal do Governo

O programa de inclusão digital do governo paulista, Acessa SP, completa um ano de serviços prestados à população de Jacareí, município localizado na região de São José dos Campos. Neste período, o programa acumula 27,7 mil acessos gratuitos à internet banda larga realizados no município.

Para acessar livremente os terminais do programa, basta preencher um cadastro. O usuário pode acessar o computador durante 30 minutos. Ao término do tempo, caso não houver espera, é possível continuar navegando livremente. Do contrário, o cidadão recebe uma nova senha e aguarda a vez.

Presente em 32 municípios da região de São José dos Campos, o programa Acessa SP oferece 217 computadores que correspondem a um total de 40 mil acessos por mês. Até dezembro de 2009, está prevista a instalação de um posto na região em Piquete.

Perfil dos usuários 

O uso dos computadores pela população de baixa renda nas unidades do Acessa SP cresceu entre 2007 e 2008. Em sua sexta edição, a Ponline, pesquisa elaborada para traçar o perfil do usuário do programa, mostra aumento de 12 pontos percentuais da frequência nos postos por pessoas com renda familiar de menos de um salário mínimo – um salto de 20% para 32% na comparação.

A maioria dos entrevistados que frequentam postos do Acessa SP (69%) tem renda familiar de até dois salários mínimos – 7% a mais comparado à pesquisa anterior. O número de usuários que não trabalham também teve alta de 7% – de 57% para 64%. Mais da metade dos participantes (68%) não possui computador em casa.

A sondagem revela que o jovem é um típico frequentador dos postos. A média de idade dos usuários é de 22 anos. Embora predomine o uso dos computadores do Acessa SP pelo público jovem, a amostragem assinala um aumento dos usuários com idade acima dos 30 anos. Comparado à pesquisa feita em 2007, o público na faixa etária dos 30 aos 39 anos aumentou de 10% para 12%, em 2008.

Sobre o aproveitamento dos acessos, 64% concordam que se divertem muito pela web. Para 58% dos entrevistados, a Internet deu a oportunidade de conhecer novos amigos.  O conhecimento das ferramentas da rede mundial de computadores melhorou a vida pessoal de 49% e a financeira de 19% dos participantes. Outros 45% veem a web como a principal fonte de informação; 44% têm mais facilidade de aprender pela rede, enquanto 24% cuidam melhor da sua saúde com as informações de sites.

Expansão do Acessa SP 

A cobertura do programa de inclusão digital do Governo SP está sendo expandida e já atinge 70% do Estado. São 513 postos distribuídos em 454 municípios, com cerca de 4 mil computadores e 965 monitores. Instituído em 2007, o Plano de Expansão do programa tem o objetivo de atender a todos os municípios paulistas que manifestarem interesse.

“Vivemos na sociedade do conhecimento e sabemos o quanto é importante oferecer ao cidadão o fácil acesso ao computador com internet banda larga, para que possa fazer pesquisas escolares, trabalhar e se divertir. Desta forma, o Governo assumiu o compromisso de ampliar o atendimento do programa Acessa SP”, afirma o secretário Beraldo.

Vinculado à Secretaria de Gestão Pública e gerido pela Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo (Prodesp), o Acessa SP chega à marca de 1,7 milhão de usuários cadastrados. Em oito anos, o programa de inclusão digital já realizou mais de 41 milhões de atendimentos.

Serviço
Acessa SP Jacareí
Endereço: Avenida das Indústrias, nº 760, Vila Zezé
Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas
Computadores para usuários: 10

Da Secretaria de Gestão Pública