Acessa SP completa um ano com 55 mil atendimentos no Guarujá

Município tem dois postos que oferecem conexão gratuita à internet banda larga

sex, 15/01/2010 - 10h00 | Do Portal do Governo

O programa de inclusão digital do governo paulista, Acessa SP, completa nesta sexta-feira, 15, o seu primeiro ano de atendimento no Guarujá, município da Baixada Santista que tem população estimada em 307 mil habitantes. Neste período, foram realizados 55,7 mil acessos gratuitos à internet banda larga para mais de dois mil usuários cadastrados.

Cada posto do programa no município oferece cinco computadores para uso da população que permitem, no total, 5,2 mil acessos por mês. A unidade localizada na Rua José Ferreira Canaes, 29, Vila Santo Antônio fica aberta de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas. Já o segundo posto, que fica na Rua Silvio Fernades Lopes, 281, bairro Paecará, atende de segunda a sexta-feira, das 7 às 11 horas e das 13 às 17 horas.

“O Acessa SP é um programa com um grande alcance social, pois atende a quem mais precisa. São usuários de todas as idades que vão aos postos para desenvolver desde suas atividades profissionais a trabalhos escolares, ou, simplesmente, para acessar páginas de entretenimento”, afirma o secretário de Gestão Pública, Sidney Beraldo.

Com dez unidades instaladas, o Acessa SP cobre 80% da região administrativa de Santos. São 67 computadores disponíveis com capacidade para prestar mais de 23 mil acessos por mês. Até o início de 2010, também serão atendidos pelo programa os municípios de Bertioga e Praia Grande.

Perfil dos usuários 

Realizada anualmente, a pesquisa Ponline avalia o perfil do usuário do programa Acessa SP, a partir de questionários respondidos online. Na mais recente versão, realizada em 2008, foram entrevistados 8.268 cidadãos. A pesquisa apontou que houve um aumento de 12 pontos percentuais da frequência nos postos por pessoas com renda familiar de menos de um salário mínimo – um salto de 20% para 32% na comparação.

A maioria dos entrevistados que frequentam postos do Acessa SP (69%) respondeu ter renda familiar de até dois salários mínimos – 7% a mais comparado à pesquisa anterior. O número de usuários que não trabalham também teve alta de 7% – de 57% para 64%. Mais da metade dos participantes (68%) disse que não tem computador em casa. O aumento da freqüência no programa pela população de baixa renda reflete na instalação de unidades em municípios com índices de desenvolvimento mais baixos.

Renda familiar mensal de usuários 

A sondagem também revela que o jovem é um típico frequentador dos postos. A média de idade dos usuários é de 22 anos. A pesquisa mostra que 80% dos usuários têm até 29 anos. Embora predomine o uso dos computadores do Acessa SP pelo público jovem, a amostragem assinala um aumento dos usuários com idade acima dos 30 anos. Comparado à pesquisa feita em 2007, o público na faixa etária dos 30 aos 39 anos aumentou de 10% para 12%, em 2008. Houve ligeiro aumento no público com idade entre 20 e 24 anos, de 15% para 16%, na comparação.

Acessa SP 

O Acessa SP é um programa de inclusão digital do Governo do Estado de São Paulo que atingiu marca superior a 42,8 milhões de atendimentos. Desde a sua fundação, em 2000, existem mais de 1,8 milhão de usuários cadastros. Ao todo, são 531 postos em funcionamento em 469 municípios, com mais de 4 mil computadores e 1.003 monitores. O programa Acessa SP está vinculado à Secretaria de Gestão Pública e é gerido pela Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo (Prodesp).

Outro programa de inclusão digital do governo paulista é o Acessa Escola. Desenvolvido pelas Secretarias de Estado da Educação e de Gestão Pública, a iniciativa tem por objetivo promover a inclusão digital e social dos alunos, professores e funcionários das escolas da rede pública estadual. Ao todo, são mais de mil salas de informática e 200 mil usuários cadastrados. Juntos, o Acessa Escola e Acessa SP superam a marca de 45 milhões de atendimentos.

Serviço

Acessa SP Vila Santo Antônio
Funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas
Endereço: Rua José Ferreira Canaes, 29
Computadores para usuários: cinco
Capacidade de atendimentos por mês: 2,6 mil

Paecará
Funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 7 às 11 horas e das 13 às 17 horas
Endereço: Rua Silvio Fernades Lopes, 281
Computadores para usuários: cinco
Capacidade de atendimentos por mês: 2,6 mil

Da Secretaria de Gestão Pública