Acessa SP completa oito anos de serviços em São Vicente

Programa de inclusão digital tem mais de sete mil usuários cadastrados

ter, 19/10/2010 - 10h30 | Do Portal do Governo

A primeira unidade do Acessa SP inaugurada em São Vicente – programa de inclusão digital do Governo que oferece acesso gratuito à Internet banda larga – completou na segunda-feira, 18, oito anos de atendimento aos moradores da cidade. Inaugurada em outubro de 2002, a sala localizada na Rua Frei Gaspar, 384 – Centro, conta hoje com 7.570 mil usuários cadastrados, e já realizou 86.608 atendimentos. Somente em 2010, foram quase 25 mil acessos, uma média de 2,3 mil atendimentos mensais.

A unidade recebe usuários de todas as faixas etárias, em sua maioria do sexo masculino – 80%.  É o que mostra a Ponline, pesquisa anual que tem o objetivo de avaliar o perfil dos usuários do programa. A amostragem assinala que 53% frequentadores do Acessa SP de São Vicente têm idades entre 30 e 59 anos, e 46% entre 15 e 29 anos.

No Acessa SP, o usuário tem acesso ao computador em um período de 30 minutos por acesso. O uso é ilimitado. Ao término do tempo, basta apanhar uma nova senha e aguardar a vez. O usuário pode, por exemplo, fazer pesquisas escolares, procurar vagas de emprego, enviar e receber e-mails, acessar serviços de governo eletrônico, ou navegar em sites de relacionamento.

Na unidade central, o Acessa SP funciona de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas. A unidade conta com oito computadores à disposição da população.

São Vicente conta com mais uma sala do programa no Jardim Rio Branco, na Avenida Deputado Ulisses Guimarães, 1.164. A unidade também funciona das 9 às 17 horas, de segunda a sexta.

Acessa SP

O Acessa SP é um programa de inclusão digital do Governo do Estado que atingiu marca superior a 49 milhões de atendimentos. Desde a sua fundação, em 2000, são mais de 2 milhões de usuários cadastrados. Ao todo, são 602 postos em funcionamento em 543 municípios, com mais de 4,8 mil computadores e 1,2 mil monitores. O programa Acessa SP está vinculado à Secretaria de Gestão Pública e é gerido pela Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo (Prodesp).

Da Secretaria de Gestão Pública