Acessa SP completa oito anos de serviços em Pres. Prudente

Programa de inclusão digital tem mais de nove mil usuários cadastrados e realiza 2,5 mil atendimentos mensais

qui, 14/10/2010 - 19h00 | Do Portal do Governo

A unidade do Acessa SP – programa de inclusão digital do Governo de SP que oferece acesso gratuito à Internet banda larga – completa nesta quinta-feira, 14, oito anos de atendimento aos moradores de Presidente Prudente. Inaugurada em outubro de 2002, a sala localizada na Avenida Washington Luiz, 544 – Centro, conta hoje com mais de nove mil usuários cadastrados, e já realizou 141 mil atendimentos. Somente em 2010, foram mais de 32 mil acessos, uma média de 2,5 mil atendimentos mensais.

Homens e jovens representam a maior parte do público que utiliza o posto. É o que mostra a Ponline, pesquisa anual que tem o objetivo de avaliar o perfil dos usuários do programa. A amostragem assinala que 72% dos frequentadores do Acessa SP de Presidente Prudente têm idades entre 11 e 24 anos. Quase 80% dos usuários são do sexo masculino; 44% são estudantes e 28% estão empregados.

No Acessa SP, o usuário tem acesso ao computador em um período de 30 minutos por acesso. O uso é ilimitado. Ao término do tempo, basta apanhar uma nova senha e aguardar a vez. O usuário pode, por exemplo, fazer pesquisas escolares, procurar vagas de emprego, enviar e receber e-mails, acessar serviços de governo eletrônico, ou navegar em sites de relacionamento.

Em Presidente Prudente, o Acessa SP funciona de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 20 horas, e aos sábados, das 8h30 às 12 horas. A unidade conta com nove computadores à disposição da população.

Acessa SP

O Acessa SP é um programa de inclusão digital do Governo do Estado que atingiu marca superior a 49 milhões de atendimentos. Desde a sua fundação, em 2000, são mais de dois milhões de usuários cadastrados. Ao todo, são 602 postos em funcionamento em 543 municípios, com mais de 4,8 mil computadores e 1,2 mil monitores. O programa Acessa SP está vinculado à Secretaria de Gestão Pública e é gerido pela Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo (Prodesp).

Da Secretaria de Gestão Pública