Acessa SP chegará a todos os municípios do estado

O governador José Serra anuncia nesta terça, 11, em Itu, o plano de expansão do programa de inclusão digital

ter, 11/12/2007 - 12h09 | Do Portal do Governo

Atualizada às 18h08

O maior programa de inclusão digital do país não pára de crescer. O governo do estado anunciou nesta terça-feira, 11, o plano de expansão do programa Acessa São Paulo, com a meta de levá-lo a todos os 645 municípios paulistas até 2010. Todas as prefeituras interessadas terão uma unidade do Acessa SP.

“Esse programa não fui eu quem criou. É da obra de Mario Covas. Vamos fazer mais Acessa SP do que encontramos. Esse é um programa barato, não vou fazer demagogia dizendo que é caro. Precisa é de mais organização”, disse o governador José Serra no Museu da Energia, em Itu, onde inaugurou mais uma unidade do programa. O plano de expansão prevê, inicialmente, a entrega de 50 postos, que já entram em operação neste mês.

Confira a lista dos 50 novos postos

O governo vai implantar mais 120 postos até dezembro de 2008, aumentando para 473 o número de cidades cobertas pelo programa. Desta forma, 73% dos municípios do Estado passarão a contar com pelo menos uma unidade do Acessa até o final do ano que vem. O investimento para a implantação destes 170 postos é de cerca de R$ 2,6 milhões.

Atendimentos

Atualmente, o programa Acessa SP, coordenado pela Secretaria Estadual de Gestão Pública, está presente em 306 cidades, dispõe de 354 postos, com 3.526 computadores e 640 orientadores, realizando 545 mil atendimentos mensais. Até o final de 2008 o número de atendimentos mensais será de 803 mil, um aumento de 47% em relação aos dias de hoje, e o total de postos no estado chegará a 524. O número de orientadores vai passar para 900, ao passo que o número de computadores chegará a 4.896.

De acordo com os resultados da pesquisa Ponline 2006, realizada junto a 8 mil usuários do programa, o principal público atendido pelo Acessa São Paulo é o jovem de baixa renda. Mais da metade dos freqüentadores, 59%, têm entre 15 e 24 anos, e 68% deles apresentam renda entre 1 e 4 salários mínimos.

A pesquisa apontou que 82% dos usuários enviam e recebem e-mails; 45,8% lêem notícias em jornais e revistas; 43,4% freqüentam salas de bate-papo; 35% buscam oportunidades de trabalho e 46% afirmam já terem utilizado algum serviço eletrônico do governo.

Mais investimentos

Ainda em Itu, o governador assinou um projeto de lei para doação ao município de um terreno de 550 mil metros quadrados onde será construído um distrito industrial. “Agora a prefeitura terá o prazo de um ano para apresentar um plano completo para o uso dessa área”, explicou o governador.

O governador lembrou ainda outros investimentos do governo do estado na região, especialmente na área da educação. No ensino básico, disse Serra, o governo deve entregar ao município a escola estadual Mario Covas, com capacidade para atender mais de mil alunos.

No terreno do ensino técnico e tecnológico também há novidades. O governador disse que haverá uma Fatec (Faculdade de Tecnologia) funcionando em Itu no começo do ano que vem, será a quinta da região. Votorantim ganhará uma Etec (Escola Técnica).  “Hoje os poucos empregos que existem, muitas vezes, não são preenchidos porque os jovens não têm qualificação. Isso é dramático. Por isso, estamos turbinando as escolas técnicas e as faculdades de tecnologia”.

Na área da saúde, o governador anunciou que a cidade de Itapeva ganhará um Ambulatório Médico de Especialidades (AME), o modelo de atendimento lançado pelo governo do estado para desafogar os consultórios e ambulatórios médicos. No AME o paciente poderá passar em consulta e fazer os exames na mesma data.

Por fim, o governador lembrou que a região de Sorocaba é a segunda em quantidade de quilômetros que serão recuperados pelo programa Pró-Vicinais. “São 495 quilômetros de estradas vicinais que vão ficar como novas para transportar a população e as mercadorias”, disse Serra.

Manoel Schlindwein com Secretaria de Gestão Pública

(I.P.)