Acessa SP chega a mais seis municípios

Serão beneficiados moradores das cidsdes de Santa Gertrudes, Santa Maria da Serra, Mairinque, São Manuel, Onda Verde e Mira Estrela

qua, 31/03/2010 - 10h30 | Do Portal do Governo

O programa de inclusão digital do governo paulista, Acessa SP, passa a atender mais quatro municípios nesta quarta-feira, 31. As novas unidades beneficiarão com acesso gratuito à internet banda larga moradores das regiões de São José do Rio Preto e Sorocaba.

No total, serão 30 novos computadores distribuídos para os municípios de Mairinque, São Manuel, Onda Verde e Mira Estrela. Com capacidade para juntas realizar 10 mil atendimentos por mês, as novas unidades vão funcionar de segunda a sexta, das 8 às 17 horas.

Na terça-feira, o governo paulista entregou mais duas unidades do programa na região de Campinas. Moradores de Santa Gertrudes e de Santa Maria da Serra podem acessar a internet gratuitamente nos 14 computadores disponíveis. Em Santa Gertrudes, o Acessa SP está instalado à Rua Nestor Timoni, nº 500, Jardim Indaiá. A unidade de Santa Maria da Serra fica na Rua Coronel José Antonio Frota, nº 315, Centro.

Com estes novos postos, o programa atinge a marca de 250 unidades entregues desde 2007, quando teve início o Plano de Expansão do programa, que tem a meta de atender até 2010 a todos os municípios paulistas que manifestarem interesse. “Vivemos na sociedade do conhecimento e sabemos o quanto é importante oferecer ao cidadão o fácil acesso ao computador com internet banda larga, para que possa fazer pesquisas escolares, trabalhar e se divertir. Desta forma, o Governo assumiu o compromisso de ampliar o atendimento do programa Acessa SP”, afirma o secretário Beraldo.

Acessa SP

O Acessa SP é um programa de inclusão digital do Governo do Estado de São Paulo que atingiu marca superior a 45 milhões de atendimentos. Desde a sua fundação, em 2000, existem mais de 1,8 milhão de usuários cadastros. Ao todo, são 594 postos em funcionamento em 523, municípios, com 4,6 mil computadores e mais de 1,1 mil monitores.

Nas unidades do programa, o usuário tem o acesso gratuito à internet banda larga em um período de 30 minutos por acesso. O uso é ilimitado. Ao término do tempo, basta apanhar uma nova senha e aguardar a vez. O programa Acessa SP está vinculado à Secretaria de Gestão Pública e é gerido pela Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo (Prodesp).

Outro programa de inclusão digital do governo paulista é o Acessa Escola. Desenvolvido pelas Secretarias de Estado da Educação e de Gestão Pública, a iniciativa tem por objetivo promover a inclusão digital e social dos alunos, professores e funcionários das escolas da rede pública estadual. Ao todo, são mais de mil salas de informática e 200 mil usuários cadastrados. Juntos, o Acessa Escola e Acessa SP superam a marca de 45 milhões de atendimentos.

Da Secretaria de Gestão Pública