Acessa SP atende há um ano população de Nhandeara, na região de S. José do Rio Preto

Município integra o Plano de Expansão do programa

ter, 22/06/2010 - 9h30 | Do Portal do Governo

Nhandeara, município com população estimada em 10,5 mil habitantes da região administrativa de São José do Rio Preto, conta há um ano com o serviço de acesso gratuito à internet oferecido pelo governo paulista, o Acessa SP. No período, o programa superou a marca de 4,6 mil atendimentos prestados.

Localizado à Rua José de Paula da Silveira, nº 674, Centro, o Acessa SP oferece cinco computadores para uso da população, que permitem realizar 1,5 mil acessos a cada mês. A sala fica aberta ao público de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.

Pesquisa divulgada recentemente com o intuito de avaliar o perfil do usuário do Acessa SP, denominada Ponline, mostra que 69% dos usuários do programa em Nhandeara são jovens na faixa etária dos 11 aos 14 anos, mesmo percentual de estudantes. Mais da metade (56%) é do sexo masculino.

Na região de governo de Votuporanga, que inclui o município de Nhandeara, o principal público, 44%, é formado por jovens com idades entre 15 e 19 anos. Estudam 76% dos respondentes. Quanto ao grau de instrução, 18% concluíram o ensino médio, seguido dos níveis superior (14%) e fundamental (12%). A pesquisa mostra ainda que 23% dos participantes da pesquisa na região trabalham com ou sem carteira assinada. Responderam ter renda familiar mensal de até dois salários mínimos 78% dos respondentes.

Expansão do programa 

Iniciado em 2007 com a finalidade de atender a todos os municípios paulistas interessados em participar do programa, o Plano de Expansão do Acessa SP ampliou o atendimento na região administrativa de São José do Rio Preto, com a instalação de novas unidades em 31 municípios. As 58 salas que cobrem 60% da região têm capacidade para prestar 67 mil acessos gratuitos à internet banda larga por mês.

“O Acessa SP é um programa fundamental no estado de São Paulo, pois atende principalmente o público jovem e de baixa renda. Por esta razão, o governo paulista investe na ampliação do atendimento do programa”, afirma o secretário de Gestão Pública do Estado, Marcos Monteiro.

Acessa SP 

O Acessa SP é um programa de inclusão digital do Governo do Estado de São Paulo que atingiu marca superior a 47 milhões de atendimentos. Ao todo, são 599 postos em funcionamento em 540 municípios, com mais de 4,8 mil computadores e 1,2 mil monitores. O programa Acessa SP está vinculado à Secretaria de Gestão Pública e é gerido pela Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo (Prodesp).

Serviço
Acessa SP de Nhandeara
Endereço: Rua José de Paula da Silveira, nº 674 – Centro
Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas
Computadores para usuários: cinco
Capacidade mensal de atendimentos: 1,5 mil
Atendimentos acumulados: 4.686

Da Secretaria de Gestão Pública