Acessa SP atende há um ano à população de Alvinlândia

Neste período, foram realizados 8,1 mil acessos gratuitos à internet banda larga

sex, 09/04/2010 - 17h00 | Do Portal do Governo

O programa de inclusão digital do governo paulista, Acessa SP, completa em abril seu primeiro ano de atendimento em Alvinlândia, município com população estimada em 2,8 mil habitantes pertencente à região administrativa de Marília. Neste período, foram realizados 8,1 mil acessos gratuitos à internet banda larga.

Em Alvilândia, o Acessa SP oferece cinco computadores para os cidadãos, que permitem em média 1,5 mil atendimentos por mês. A unidade funciona em horários diferenciados: terças e quintas-feiras, das 8 às 22 horas, quartas, das 13 às 17 horas, e às sextas e sábados, das 8 às 17 horas.

Com 46 unidades, o Acessa SP cobre 90% da região de Marília. São 240 computadores disponíveis com capacidade para prestar mais de 45 mil acessos por mês. Ainda neste ano, a população de Cruzália também terá um posto do programa.

Perfil dos usuários 

Realizada anualmente, a pesquisa Ponline avalia o perfil do usuário do programa Acessa SP, a partir de questionários respondidos online. Na mais recente versão, realizada em 2008, foram entrevistados 8.268 cidadãos. A pesquisa apontou que houve um aumento de 12 pontos percentuais da frequência nos postos por pessoas com renda familiar de menos de um salário mínimo – um salto de 20% para 32% na comparação.

A maioria dos entrevistados que frequentam postos do Acessa SP (69%) respondeu ter renda familiar de até dois salários mínimos – 7% a mais comparado à pesquisa anterior. O número de usuários que não trabalham também teve alta de 7% – de 57% para 64%. Mais da metade dos participantes (68%) disse que não tem computador em casa. O aumento da freqüência no programa pela população de baixa renda reflete na instalação de unidades em municípios com índices de desenvolvimento mais baixos.

Renda familiar mensal de usuários 

A sondagem também revela que o jovem é um típico frequentador dos postos. A média de idade dos usuários é de 22 anos. A pesquisa mostra que 80% dos usuários têm até 29 anos. Embora predomine o uso dos computadores do Acessa SP pelo público jovem, a amostragem assinala um aumento dos usuários com idade acima dos 30 anos. Comparado à pesquisa feita em 2007, o público na faixa etária dos 30 aos 39 anos aumentou de 10% para 12%, em 2008. Houve ligeiro aumento no público com idade entre 20 e 24 anos, de 15% para 16%, na comparação.

Acessa SP 

O Acessa SP é um programa de inclusão digital do Governo do Estado de São Paulo que atingiu marca superior a 45 milhões de atendimentos. Desde a sua fundação, em 2000, existem mais de 1,9 milhão de usuários cadastros. Ao todo, são 595 postos em funcionamento em 524 municípios, com mais de 4,7 mil computadores e 1,1 mil monitores. O programa Acessa SP está vinculado à Secretaria de Gestão Pública e é gerido pela Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo (Prodesp).

Serviço
Acessa SP Fernando Prestes
Funcionamento: terças e quintas-feiras, das 8 às 22 horas, quartas, das 13 às 17 horas, e às sextas e sábados, das 8 às 17 horas
Endereço: Rua Getúlio Vargas, nº 30 – Centro
Computadores para usuários: cinco
Capacidade de atendimentos por mês: 1,5 mil
Atendimentos acumulados: 8.173

Da Secretaria de Gestão Pública