Acessa SP alcança marca de 30 milhões de atendimentos

Programa já atende a 353 municípios de todo o Estado

ter, 01/04/2008 - 15h27 | Do Portal do Governo

Dia histórico para o Programa Acessa São Paulo: o maior programa de inclusão digital do país alcançou no último dia 30 a marca de 30 milhões de atendimentos. Coordenado pela Secretaria de Gestão Pública e gerido pela Prodesp, o Acessa conta com 404 postos em todo o Estado, e atende 353 municípios.

Até o final do ano, deverão ser implantados mais 120 postos, de acordo com Plano de Expansão apresentado pelo governador José Serra em dezembro de 2007. Até 2010, todos os municípios do Estado que quiserem deverão contar com uma unidade do Programa.

Na articulação de toda essa estrutura estão cinco gestores, cada qual dedicado a uma área específica do Estado. Para Akira Shigemori, um desses gestores, o número alcançado “representa a consolidação do Programa como política pública para democratizar o acesso à tecnologia de informação e comunicação”.

Ainda de acordo com Akira, o Programa tem potencial para realizar mais 5,5 milhões de atendimentos – chegando, assim, a mais de 35 milhões até o final deste ano. A base para esta previsão é a média geral de cerca de 25 mil atendimentos por dia.

O programa tem por missão garantir acesso democrático e gratuito às tecnologias da informação e comunicação, facilitando o uso dos serviços de governo e produção de conhecimento, e promovendo os processos de participação pública e redes sociais para o desenvolvimento econômico, social, pessoal e da cidadania.

Essa missão tem sido posta em prática nos mais diversos canais, desde o Portal AcessaSP, em que são divulgadas as principais ações do Programa e as iniciativas individuais de cada posto, até o Programa de Formação Continuada de Monitores, que qualifica os agentes de inclusão digital que assistem os usuários nos postos.

Nesse percurso, passa ainda pela Rede de Projetos, que incentiva e apóia iniciativas de projetos comunitários e individuais que utilizam a estrutura dos postos Acessa São Paulo para a melhoria das condições da comunidade em que a unidade está instalada.

Do Acessa São Paulo