Acessa São Paulo registra mais de 45 milhões de atendimentos

Ação gratuita de inclusão digita foi criada em 2007 e tem 1,9 milhão de pessoas cadastradas distribuídas em 595 municípios paulistas

dom, 25/04/2010 - 9h00 | Do Portal do Governo

O Acessa São Paulo, programa gratuito de inclusão digital do Governo paulista, superou a marca de 45 milhões de atendimentos realizados durante três anos de funcionamento. O serviço, que oferece acesso gratuito à internet banda larga em mais de 500 municípios, tem 1,9 milhão de pessoas cadastradas.

Vinculado à Secretaria de Gestão Pública e gerido pela Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo (Prodesp), a ação tem sido ampliada desde 2007, com o Plano de Expansão. Nesse período, foram entregues 250 unidades. A meta é atender até o fim de 2010 todos os municípios paulistas que manifestarem interesse. Atualmente, são 595 unidades distribuídas em 524 municípios.

De acordo com pesquisa recente da Ponline para avaliar o perfil do usuário do AcessaSP, houve aumento de 12 pontos porcentuais da frequência nos postos por pessoas com renda familiar de menos de um salário mínimo – salto de 20% para 32% na comparação.

A maioria dos entrevistados que frequenta os postos do Acessa (69%) respondeu ter renda familiar de até dois salários mínimos – 7% a mais, comparado à pesquisa anterior. O número de usuários que não trabalham também teve alta de 7% (de 57% para 64%). Mais da metade dos participantes (68%) disse que não tem computador em casa. O aumento da frequência no programa pela população de baixa renda reflete na instalação de unidades de municípios com Índices de Desenvolvimento mais baixos.

Acessinha

Barra Funda (CPTM), Metrô São Bento, Sé, Tatuapé, Brás e Parque da Juventude são alguns dos postos de maior movimento na cidade. Rute Constantino, gestora de 30 unidades, entre elas a da Imprensa Oficial, diz que o posto do Parque da Juventude é recordista. Só no ano passado, foram 219.924 acessos nos 70 computadores destinados aos usuários. “Neste ano, até abril foram contabilizados 51.326 atendimentos”.  Segundo ela, o posto tem público variado. “Recebemos muita gente, desde moradores de rua, pessoas que vivem em albergues, pessoal de comunidades, lojas, empresas, moradores da região. O espaço Acessinha, por exemplo, foi criado para atender crianças e adolescentes na pesquisa de trabalhos escolares, jogos educacionais, internet consciente”.

O operador de telemarketing Wilker Costa Paes é frequentador de carteirinha no Parque da Juventude, desde a inauguração do Acessa, há quatro anos. “Venho pesquisar concursos, vagas de emprego e notícias de jornal. A cada dia me surpreendo mais com os serviços oferecidos, além da informática. Nos finais de semana uso o Parque, também, para o lazer com a família. Mas se eu quiser posso aprender tênis, manutenção de micro e curso de linguagem de sinais (Libras)”.

Para usar livremente os computadores nos postos, é necessário preencher cadastro e retirar a senha que dá direito ao acesso em intervalo de 30 minutos. O uso é ilimitado. Se, ao término do período não houver fila de espera, o usuário poderá continuar utilizando o serviço. Neste caso, basta pegar nova senha e aguardar a vez.

Serviço
Para obter mais informações, consulte o site www.acessasp.sp.gov.br

Da Agência Imprensa Oficial