Acessa Escola transforma laboratórios em lan houses

Programa terá 12 mil estagiários que vão auxiliar alunos da rede nos laboaratórios de informática que passam a funcionar o dia todo

sáb, 02/08/2008 - 15h28 | Do Portal do Governo

O Governo do Estado lançou na manhã deste sábado, 2, o Acessa Escola, programa da Secretaria da Educação em parceria com a Secretaria de Gestão Pública, que vai manter abertos, durante todo o período de aulas, os laboratórios de informática das escolas estaduais.

Até 2010, serão investidos R$ 140 milhões no programa que vai transformar salas de informática em verdadeiras lan houses. A iniciativa vai permitir aos estudantes da rede estadual utilizar os laboratórios a qualquer momento, não apenas durante as aulas de informática. Além disso, os alunos da rede terão auxílio de cerca de 12 mil estagiários treinados.

”Este é um programa que nasceu do nosso desconforto de visitar as escolas e ver as salas de informática, equipadas com computadores e banda larga, fechadas. Por este motivo, resolvemos fazer com que os laboratórios não fossem utilizados apenas no horário de aula, mas sim o dia todo”, explicou o governador José Serra durante cerimônia de lançamento do programa na sede da FDE (Fundação para o Desenvolvimento da Educação). Também estiveram presentes a secretária de Educação, Maria Helena Guimarães de Castro, Sidney Beraldo, secretário de Gestão Pública e Fábio Bonini, presidente da FDE.

Além de lançar o programa, o evento deste fim de semana marcou o início da maior capacitação conjunta de estudantes já realizada no Estado: o treinamento de 2.100 alunos selecionados. Metade será treinada neste sábado, 2, e o restante, no domingo, 3. “Além de abrir as salas, nosso objetivo foi fazer com os próprios alunos fossem treinados e se tornassem estagiários auxiliando seus colegas no uso do computador”, afirmou o governador. O Acessa Escola pagará aos estagiários, bolsa mensal de R$ 340,00. “É uma renda importante. Um incentivo econômico. Sem falar na melhoria da formação desses alunos já que ensinar implica aprender”, completou.

Durante estes dois dias, os alunos dos 1º e 2º anos do Ensino Médio recebem capacitação ininterrupta. Também participam do treinamento aproximadamente 500 universitários do Escola da Família, programa que abre as escolas nos fins de semana transformando-as em centros de convivência. Estes estudantes também irão atuar no Acessa Escola. 

O treinamento prevê cinco cursos divididos em 25 ambientes. Os estudantes passarão pelas oficinas de Gestão de Sala, Sistemas, Programa, Manual de Procedimentos e Plano de Trabalho. Oitenta e nove oficineiros participam do treinamento: 18 da Fundap, órgão da Secretaria de Gestão Pùblica, 34 assistentes técnico-pedagógicos da rede, 21 da equipe de Tecnologia e Informação da FDE e 16 da Escola do Futuro, programa desenvolvido pela USP (Universidade de São Paulo). A estrutura da capacitação conta com 22 salas e três tendas de oficinas. Os cursos acontecem até as 18h.

As atividades de capacitação visam promover habilidades universais ao exercício de qualquer profissão como espírito de responsabilidade, organização e sociabilidade. Os estagiários ainda terão aulas de conhecimento de leitura e escrita, noções de cálculo matemático, conhecimentos gerais para navegação em sites de pesquisa temáticos. Na prática, os jovens vão adquirir noções de gestão que poderão ser aplicadas na sua vida profissional.

O grupo de alunos treinados neste fim de semana será responsável pelo trabalho em 600 escolas da capital. “Com os estagiários, será possível estudar via internet, verificar pesquisas, enfim, agregar valor ao ensinado em sala de aula”, disse a secretária Maria Helena. De acordo com o cronograma da Secretaria da Educação, o programa estará totalmente implantado nessas escolas até outubro deste ano.

Portal Acessa Escola

O programa também contará com um site que partirá da experiência do Portal do Acessa São Paulo. Pelo site, os usuários poderão criar e manter blogs, fotologs e videologs. O espaço ainda oferecerá as ‘trilhas pedagógicas colaborativas’ que são resultado da colaboração entre grupos de alunos e professores para o aprendizado de temas específicos a partir dos conteúdos programáticos.

A ‘rede de projetos’ será um espaço de colaboração similar à Wikipédia e auxiliará no desenvolvimento de atividades disciplinares e interdisciplinares realizadas por professores, pais e alunos. As atividades dos espaços do Acessa Escola serão acompanhadas por pesquisas periódicas que ficarão disponíveis no Portal, fortalecendo o controle social e a transparência na gestão.

Por etapas

O Programa utilizará a experiência de sucesso do Acesso São Paulo, programa de inclusão digital do Governo do Estado. Dividido em quatro etapas de implantação, o Acessa Escola obedecerá a um cronograma gradativo que leva em consideração as regiões de maior vulnerabilidade social e condições físicas da sala de informática.

Na primeira fase, o programa irá atingir 599 escolas estaduais de Ensino Médio até o fim de 2008. Vale lembrar que as primeiras 250 escolas da capital já estarão funcionando em caráter de teste na segunda quinzena deste mês.

Até abril de 2009, mil escolas da capital, Grande São Paulo, Campinas e Campo Limpo Paulista farão parte do programa. É a segunda fase.  Ainda de acordo com o cronograma da Secretaria de Educação, na terceira fase, cerca de  três mil escolas de outras cidades da Grande São Paulo e interior serão atendidas até final de 2009. E por fim, na última fase, o programa deverá atingir, até março de 2010, 3.527 escolas de todo o Estado.

Mais agilidade

Além dos benefícios para alunos e estagiários, o programa marca a introdução de um novo sistema para gestão das salas de informática que irá garantir a agilidade na manutenção. “Foi montado um esquema de manutenção de equipamento de forma que  no máximo em 48 horas o computador quebrado estará funcionando de novo. Tínhamos dois pontos a serem resolvidos: a falta de recurso humano e a quebra de computadores. Estas duas questões foram equacionadas”, frisou o governador José Serra.

O novo sistema também prevê a padronização dos computadores de todos os laboratórios, com configurações modernas e tecnologia avançada. O sistema ainda visa levar acesso banda larga a todos os links, oferecer impressora a laser com velocidade de 25 páginas por minuto e impressão frente e verso e a criação de uma identidade visual e layout homogêneo para os laboratórios a fim de melhorar a utilização desses espaços.

O Acessa Escola também contará com um software de gerenciamento das salas, com recursos que permitem visualizar se as estações estão ligadas ou desligadas, controlar e monitorar o acesso dos usuários das salas de informática e produzir relatórios de utilização dos equipamentos.

Todos ganham

O governo do Estado mantém atualmente uma rede de 70 mil computadores distribuídos em suas 5.500 escolas (97% das escolas estaduais possuem laboratórios de informática). Além de abrir os laboratórios em período integral e oferecer estágio para estudantes de Ensino Médio, o Acessa Escola irá proporcionar a possibilidade de ganho técnico aos adolescentes, com os cinco módulos do treinamento dos estagiários. “Vamos trabalhar juntos pra que este programa dê certo. Vai ser uma boa para os estagiários, para os alunos e para o Estado que terá mais gente capacitada para o uso de um instrumento tão fundamental”, observou o governador José Serra.

Cinco mil estagiários já foram escolhidos. Dois mil e cem começam neste mês de agosto e o restante até março de 2009. Todos receberão gratuitamente duas camisetas e uma mochila, para que trabalhem uniformizados. A carga horária de trabalho será de 4 horas diárias, pela manhã (8h às 12h), tarde (12h às 16h) ou noite (16h às 20h).

O contrato de estágio será de até 12 meses, podendo ser prorrogado por mais 12 meses. O tempo mínimo de contrato será de seis meses. Todos os estagiários serão supervisionados por assistentes técnico-pedagógicos das Diretorias de Ensino.

Mariana Garbin com Secretaria da Educação