Acervo técnico da Emplasa está disponível on-line

Medida amplia o acesso dos cidadãos às informações públicas

qui, 01/03/2012 - 10h00 | Do Portal do Governo

Desde o início de fevereiro, a Emplasa (Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano) passou a oferecer on-line todo o seu acervo técnico. O objetivo da medida é ampliar o acesso dos cidadãos às informações públicas. E a novidade é um desdobramento do trabalho de digitalização de 3 mil documentos produzidos em 36 anos de existência, concluído em 2011.

O serviço na internet permite consultar e imprimir 250 mil páginas e 7 mil mapas. E também fazer download da maioria dos arquivos no formato PDF, com certificação digital, medida que garante a autenticidade e integridade dos documentos.

A Emplasa é empresa pública vinculada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Metropolitano. Seu acervo técnico inclui toda a produção técnica e a propriedade intelectual da empresa desde 1975, além de livros, revistas, teses e outros itens do conjunto bibliográfico da empresa.

Documentos raros

De acordo com o vice-presidente da Emplasa, Luiz José Pedretti, o Centro de Documentação disponibiliza documentos raros, como os primeiros projetos de uso do solo produzidos pela empresa. Será ferramenta útil para urbanistas, engenheiros, arquitetos, historiadores, pesquisadores científicos, estudantes, planejadores e gestores públicos.

“São verdadeiras aulas de planejamento integrado oferecidas com rapidez e praticidade. Auxiliarão a sociedade a encontrar respostas para os desafios do planejamento integrado do Estado e da maior região metropolitana da América Latina”, observa Pedretti.

A lista de documentos inclui o Projeto de Uso e Ocupação do Solo para a Várzea do Tietê, da década de 1990, e outros anteriores, como o primeiro Plano Metropolitano de Desenvolvimento Integrado, produzido pelo Grupo Executivo da Grande São Paulo (Gegran).

O acesso é gratuito. Basta clicar, no site da Emplasa, nos link Biblioteca Virtual e depois em Produção Técnica. Para ler e baixar os documentos é preciso preencher cadastro on-line e informar nome, CPF, e-mail, número de telefone e profissão.

É possível refinar a pesquisa com filtros, como palavra, título, autor e assunto. E delimitar ainda mais a consulta incluindo o período de tempo na busca.

Atendimento pessoal

Se preferir, a versão digital de qualquer documento também pode ser solicitada pessoalmente, na sede da Unidade de Documentação e Informações Técnicas da Emplasa, na capital. O usuário poderá levar pen-drive ou mídia (CD e DVD) para gravação dos arquivos.

Também é possível, para quem mora fora da Região Metropolitana de São Paulo, receber os arquivos via correio, em caráter excepcional. O serviço é pago. Para isto, deve entrar em contato por e-mail ou telefone e informar nome, telefone e endereço. E, além de indicar os documentos selecionados, deve remeter o dispositivo para armazenamento compatível com o volume dos arquivos.

As despesas de postagem, bem como os custos de gravação, serão informadas, assim como o número da agência e da conta bancária da Emplasa para efeitos de recolhimento.

Serviço

Site www.emplasa.sp.gov.br
E-mail udt@emplasa.sp.gov.br
Unidade de Documentação e Informações Técnicas
Atendimento pessoal: das 9 às 12 horas e das 14 às 16h30
Rua Boa Vista, 84, sobreloja A
CEP 01014-000 – centro
São Paulo (SP) – Brasil
Tel. (11) 3293-5488

Da Agência Imprensa Oficial e da Emplasa