Acervo: Palácio dos Bandeirantes recebe obras para restauro

Telas, esculturas e mobiliário estavam expostos no Palácio dos Campos Elíseos

seg, 28/08/2006 - 14h57 | Do Portal do Governo

O Palácio dos Bandeirantes recebeu, nos últimos dias, mais de 100 obras para restauro do acervo do governo paulista que estavam expostas no Palácio dos Campos Elíseos zona central da capital.

Entre as peças estão telas, esculturas e mobiliário, que serão restauradas e terão sua origem pesquisada antes de voltarem a ser expostas. “Esse é o caso de dois anjos barrocos, provavelmente vindos de Ouro Preto, em Minas Gerais”, disse Ângelo Ponzoni, diretor do Acervo do Palácio dos Bandeirantes.

Essa é uma ação do grupo de trabalho constituído pelo governador Cláudio Lembo para catalogar as obras de arte existentes em secretarias, fundações e autarquias estaduais. O decreto número 50.743, assinado por Lembo em abril deste ano, tem como objetivo proteger o patrimônio artístico do Estado e torná-lo público.

Palácio Campos Elíseos

O Palácio Campos Elíseos, localizado na Avenida Rio Branco, está sendo restaurado. A obra encontra-se em fase de prospecção, na qual são realizados estudos e pesquisas da construção. É nessa etapa que se verifica, por exemplo, as diversas camadas de tinta utilizadas nas paredes e detalhes do prédio, até se chegar às cores originais. É uma espécie de mapeamento da obra.

O Palácio Campos Elíseos é uma obra do início do século 20. Foi sede do governo estadual, da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico e residência de governadores por 54 anos.

O prédio foi construído pelo exportador de café Elias Antônio Pacheco Chaves para ser sua residência e foi vendida ao governo do Estado em 1911. Em 1965, a sede do Governo foi transferida para o Palácio dos Bandeirantes. O Palácio sofreu diversas reformas e um grande incêndio e, agora, será restaurado.