Acervo dos Palácios recebe doação de obra de Lasar Segall

O evento acontece na quarta-feira, 23, às 16h30, no Salão dos Pratos, no Palácio dos Bandeirantes

ter, 22/07/2008 - 8h21 | Do Portal do Governo

O Acervo Artístico-Cultural dos Palácios do Governo do Estado de São Paulo receberá a doação de um múltiplo da obra “Maternidade”, um bronze de 1936, do artista Lasar Segall, oferecido pelo Museu e Associação Cultural de Amigos do Museu Lasar Segall. O evento acontece na quarta-feira, 23, às 16h30, no Salão dos Pratos, no Palácio dos Bandeirantes.

A obra “Maternidade”, cujo original em argila é de 1935, foi transposta para o bronze no ano seguinte, quando também recebeu uma versão em mármore cinza que pertence ao acervo do Museu Lasar Segall, com dimensões de 56 x 40,5 x 44cm. Segall produziu suas primeiras esculturas entre 1928 e 1932, período em que viveu em Paris com a família.

Em seu retorno ao Brasil, trouxe alguns relevos em gesso policromado, mais tarde transformados em bronze.A partir de 1932, Segall teria cerca de 60 esculturas, sendo 32 delas produzidas na década de 1930.

A professora Ana Cristina Carvalho, curadora do Acervo dos Palácios destaca que o múltiplo da escultura “Maternidade” vem somar-se à coleção dos Palácios do governo de São Paulo com muita pertinência, por tratar-se de uma obra que integra o percurso do modernismo brasileiro.

“O Acervo dos Palácios reúne praticamente todos os artistas consagrados deste período e faltava uma obra de Lasar Segall que vem, hoje, preencher esta lacuna na coleção”, finaliza a curadora.

Acervo Artístico-Cultural dos Palácios do Governo