Acervo dos Palácios premiado pela ABCA por programação cultural

Troféu pela melhor programação de instituição será entregue no dia 25 de maio

sex, 21/05/2010 - 17h00 | Do Portal do Governo

A Associação Brasileira de Críticos de Arte (ABCA) divulgou os vencedores do Prêmio ABCA 2009, que destaca artistas visuais, curadores, críticos e instituições que contribuíram para a arte nacional no ano passado. Entre os ganhadores, está o Acervo Artístico-Cultural dos Palácios do Governo do Estado de São Paulo, que receberá o prêmio “Rodrigo Mello Franco de Andrade” pela melhor programação de instituição. O troféu será entregue no dia 25 de maio, em cerimônia no Sesc Vila Mariana.

A curadora do acervo, Ana Cristina de Carvalho, destacou que a indicação refere-se a uma mudança de paradigma na gestão das coleções de arte dos Palácios, quanto à dinâmica que reforça sua função museológica e à difusão do acervo de obras de arte, por meio de uma consistente agenda de exposições e ações paralelas que possibilitaram um olhar crítico às obras.

Segundo a curadora, a programação de 2009 teve 14 exposições temporárias voltadas ao público dos três palácios, com programas especiais de acessibilidade e projetos para o público escolar. As ações, que incluíram, além das exposições, oficinas e debates com críticos e artistas e um Congresso Internacional de Casas-Museus, foram complementadas pelas publicações de folders e catálogos com uma visão crítica.

A Associação Brasileira de Críticos de Arte foi fundada no Rio de Janeiro em 1949, transferindo-se para São Paulo em 1995, e representa a Associação Internacional de Críticos de Arte no Brasil.

Segundo seus estatutos, a ABCA é “uma sociedade civil, cultural, autônoma e não lucrativa”. Tem por objetivo promover a aproximação e o intercâmbio entre os profissionais que atuam na área da crítica de arte, amplamente incluídos os profissionais da crítica, pesquisadores, historiadores, teóricos, ensaístas, jornalistas culturais e professores de história da arte e de estética. Incentiva a pesquisa e a reflexão sobre a arte, contribuindo para a produção artística e da teoria da arte.

Do Acervo Artístico-Cultural dos Palácios do Governo