Acervo do pintor Candido Portinari é atração de parque urbano na capital

Público poderá conferir painéis cerâmicos com reproduções de obras impressas nas mesmas proporções dos originais, porém em dimensões ampliadas

ter, 28/07/2015 - 16h42 | Do Portal do Governo

Os frequentadores do Parque Candido Portinari, vizinho ao Parque Villa-Lobos, poderão conhecer de perto parte do rico acervo do pintor de Brodósqui. Painéis cerâmicos com reproduções de obras de Candido Portinari, impressas nas mesmas proporções dos originais, porém em dimensões ampliadas, foram instaladas nas paredes externas das edificações que abrigam Sanitários e Lanchonetes do parque urbano.

“A ideia foi concebida no sentido de ressaltar as artes plásticas, como pintura e escultura, em complemento ao Villa-Lobos, que se dedica à música”, disse o coordenador de Parques Urbanos da Secretaria do Meio Ambiente, José Eduardo Ismael Lutti. 

A curadoria do projeto selecionou as seguintes obras: Papa-Vento (1956), Menino Soltando Pipas (1938), Denise com Gato (1960), Denise a Cavalo (1960), Palhacinhos na Gangorra (1957), Meninos com Carneiro (1955), Meninos Brincando (1955), Meninos Brincando (1958), Meninos com Carneiro (1954), Meninos Soltando Pipas (1959), Dança de Rodas (1955) e Meninos no Balanço (1955). 

De acordo com o professor João Candido Portinari, único filho do pintor e que responde pelo espólio do pai, a escolha não foi tarefa fácil, “pois o artista criou mais de cinco mil obras, de pequenos desenhos a grandes murais, fixando para sempre a fisionomia da sua terra e do seu povo”.

SERVIÇO
Parque Urbano Candido Portinari
Avenida Queiroz Filho, 1.365, ao lado do Parque Villa-Lobos – SP
Horário de funcionamento: das 5h30min às 20h (horário de verão) e das 5h30min às 19h (fora do horário de verão), com fácil acesso pela estação Jaguaré-Villa-Lobos da CPTM 

Do Portal do Governo do Estado