Acervo de 4,5 mil livros da PM leva cultura à comunidade de Jurubatuba, na capital

Ideia da criação de um espaço de leitura dentro do batalhão atraiu jovens e crianças da zona sul

sex, 10/06/2011 - 18h00 | Do Portal do Governo

Há um ano, a 1ª Cia./PM do 22º BPM, localizado na região de Jurubatuba, zona sul de São Paulo, detectou que a comunidade assistida pela companhia precisava ter mais acesso à cultura. Surgiu a ideia da criação de um espaço de leitura, dentro do batalhão, para atrair jovens e crianças. “Procuramos a comunidade e começamos a receber vários livros de diversos segmentos”, informa o sargento Celso Antônio Oliveira. A comunidade participou ativamente. Hoje, a biblioteca comunitária tem 4,5 mil exemplares, dois computadores com internet e uma área para estudo e pesquisa. Para ter acesso ao acervo, basta levar o comprovante de residência e um documento de identificação. A reserva dos livros também pode ser realizada pela página eletrônica da companhia: pm22sp.contemporany.com.

“Resolvemos que a biblioteca deveria ir até os estudantes e teve início o projeto Intercâmbio Cultural há cerca de sete semanas”, explica Celso. O Intercâmbio Cultural, idealizado pelo capitão Gerson Augusto Zanetti, objetiva promover às crianças e adolescentes os princípios básicos de cidadania e proporcionar, por meio da biblioteca comunitária, o acesso ao conhecimento cultural.

Semanalmente, os alunos de uma sala de aula, indicada pela diretoria da escola participante, são levados às instalações da companhia, acompanhados pelo professor/coordenador da escola e pela ronda escolar.

Na visita realizada das 14 horas às 17 horas, toda quinta-feira, os alunos desenvolvem três atividades: assistem a uma palestra ministrada por um policial militar na sala de instrução, conhecem a biblioteca comunitária e recebem informações básicas sobre o policiamento inteligente em uma das instalações do espaço.

Mais respeito

Após o término das ações realizadas no dia há o sorteio de dois livros e um momento de descontração no refeitório, a “hora do lanche”. “Hoje estamos na 17ª edição, com 420 alunos atendidos e trabalhando sob agendamento para dar conta da demanda”, diz o sargento. “É com muita satisfação que temos constatado mudanças no comportamento de alguns alunos, outrora considerados indisciplinados. Essas mudanças se refletem, de modo geral, na forma de falar, de se colocar à frente de situações corriqueiras, acrescentando mais respeito perante as pessoas e amadurecimento com relação ao aprendizado. Esta é uma parceria que dá muito certo”, afirma Maria de Fátima Santos de Assis, professora coordenadora na EE Ibrahim Nobre.

A 1ª Cia. do 22º BPM realiza, ainda, outros projetos referentes à leitura: o Parceiro do Livro – destinado às pessoas físicas que podem doar livros para a biblioteca comunitária e o Círculo do Livro, no qual as pessoas leem algumas obras do seu interesse e depois indicam para os leitores numa coluna na página eletrônica da companhia.

Serviço
Intercâmbio Cultural
Local:
1ª Cia./PM do 22º BPM/M
Endereço: Av. Miguel Yunes, 581, Jurubatuba
Horário: Das 14 horas às 17 horas, Toda quinta-feira
Agendamento pelo telefone 5613-6005, com o sargento Celso

Da Agência Imprensa Oficial