Ação: Secretaria da Juventude inaugura Projeto Viver no Parque

Será neste sábado, dia 7

sex, 06/01/2006 - 17h55 | Do Portal do Governo

O Governo do Estado de São Paulo, através da Secretaria da Juventude, Esporte e Lazer, inaugura neste sábado, dia 7 de janeiro, às 11 horas, o Projeto Viver no Parque. Realizado em convênio com a Associação Amigos das Oficinas Culturais do Estado de São Paulo, o projeto oferece inúmeras atividades gratuitas de arte-educação, lazer, cultura e cidadania, no Parque da Juventude, nos finais de semana.

O objetivo é dar aos jovens de 12 a 24 anos e moradoras da região que freqüentam o Parque a oportunidade de vivenciar experiências e se desenvolver por meio de elementos de cultura. A expectativa é que o projeto atenda cerca de 20 mil pessoas, nos quatro primeiros meses de realização.

Serão cinco oficinas oferecidas, entre os meses de janeiro e abril: Contadores de Histórias, Noções de Jardinagem, Recreação Circense, Vem Dançar e Arte Sucata. Acontecerão em dois turnos: manhã e tarde, aos sábados e domingos, com 60 vagas cada. Para participar basta se inscrever 30 minutos antes do início das aulas.

Por meio destas vivências, os jovens terão um contato mais estreito com diversos tipos de linguagens, técnicas e idéias, ajudando a desenvolver sua capacidade de interferir e interagir. “A idéia é despertá-los para uma nova postura perante a sociedade, orientar o desenvolvimento pessoal de cada participante e permitir que descubram um novo caminho nas atividades culturais, contribuindo, assim, para a redução da violência”, comenta o Secretário da Juventude, Esporte e Lazer Lars Grael.

No Parque também serão realizadas campanhas para doação de sucatas, livros, vasos, entre outros materiais que serão utilizados nas atividades posteriores. “Trata-se de uma forma de estimular o espírito de solidariedade, contribuir para a formação e aprimoramento dos participantes, além de colaborar para o surgimento de novos talentos”, observa Grael.

A integração social, através das artes, é uma das metas do programa, que pretende diversificar as ações já desenvolvidas a fim de ampliar a freqüência do público. Para isso, a Secretaria pretende manter regularmente espaços definidos no interior do Parque, nos quais o público poderá praticar diferentes atividades nos finais de semana.

Oficinas:

Contador de Histórias
Crianças e adolescentes mergulharão no mundo mágico das histórias e poderão  se transformar em futuros criadores e contadores de histórias.

Noções de Jardinagem
As noções sobre jardinagem ajudarão no processo de conscientização dos jovens na manutenção dos espaços verdes do Parque. Outra ação a ser trabalhada é a doação de mudas para replantio a fim de incentivar a preservação ambiental e a prática da cidadania.

Recreação Circense
Serão oferecidos exercícios de aquecimento e experimentação dos materiais específicos desta arte, desenvolvendo a expressão corporal.

Vem Dançar
Desinibir-se e exercitar-se são alguns dos resultados instantâneos que esta oficina proporcionará, além de despertar nos jovens o prazer de dançar e criar suas coreografias através dos ritmos trabalhados.

Arte Sucata
Noções de aproveitamento de materiais descartáveis e novos usos como elementos artísticos ou utilitários são algumas das propostas desta oficina, além de estimular a consciência ecológica entre os participantes durante o desenvolvimento das aulas.

Público alvo: Jovens de 12 a 24 anos
N. de vagas:   60 por oficina
Seleção:        Primeiros inscritos por oficina
Período:         De janeiro a abril de 2006, nos finais de semana
Horários:        Manhã: turma A, das 9h às 12h / Tarde: turma B, das 14h às 17h.
Local:           Parque da Juventude
Endereço:      Av. Zaki Narchi, 1309 – Santana.  Metrô Carandiru
Informações nos sites:    www.sejel.sp.gov.br e www.assaoc.org.br