Ação: Projeto Grafite substitui o vandalismo pela arte

Diversas estações e trens da CPTM vêm se transformando grandes galerias de arte contemporânea e popular

qua, 26/07/2006 - 22h00 | Do Portal do Governo

Quando o Projeto Grafite teve início, em 2001, com o intuito de inibir o vandalismo nos trens e estações da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), não se imaginou que em apenas cinco anos a redução dos índices de pichações seria tão expressiva.

Diversas estações e trens vêm se transformando grandes galerias de arte contemporânea e popular. Só há o que comemorar: entre 2003 e 2005 houve queda de 42,1% nas ocorrências de pichações em dependências da CPTM. Já o vandalismo nos trens diminuiu 64% no mesmo período.  Isso se deve aos esforços da companhia, que por meio de parcerias com as comunidades e grafiteiros e o apoio de empresas, ONG’s e prefeituras, conseguiu coibir os atos de vandalismo ao integrar os jovens no projeto, oferecendo espaços para o grafite.

A coordenadora de Marketing da CPTM, Tânia Sirugi, explica que o grafite é uma forma de humanizar os espaços. Ela destaca ainda a atual parceria da empresa com os alunos do curso de grafiti do Senac-SP.

Os desenhos podem ser vistos em painéis e muros espalhados por todo o sistema: estações Barra Funda, Domingos de Moraes, Lapa, Luz, Brás, Ipiranga, Brás Cubas, Ferraz de Vasconcelos, Poá, Jandira, Barueri, Santo André e São Caetano, além dos tapumes de obras nas estações Presidente Altino e Osasco.

Os trens japoneses que circulam na extensão da Linha B (Itapevi – Júlio Prestes), no trecho entre Itapevi e Amador Bueno são outro exemplo. Espécie de painel itinerante, eles contam por meio do grafite  um pouco da história da ferrovia e do dia-a-dia dos paulistas que usam os trens como meio de locomoção para o trabalho ou apenas para lazer.

Grafite na CPTM

Além de todos estes trabalhos já concluídos, o incentivo ao grafite é contínuo na CPTM. Em maio deste ano, os artistas Rui Amaral, Nunca, Trikka, Boleta e Eymard Ribeiro participaram do evento Copa Grafite, no Espaço Cultural Brás. O grupo retratou em 10 painéis de 2,00 x 1,20m temas relacionados à Copa do Mundo, utilizando as cores azul, amarelo, verde, branco e prata. As pinturas agora fazem parte do acervo da CPTM e estão expostas no local.

Assessoria de imprensa da CPTM

C.A.