Ação Jovem aumenta freqüência e aprovação escolar

Avaliação aponta aumento da frequência escolar, taxa de aprovação e ampla possibilidade de emprego

qui, 08/03/2007 - 10h23 | Do Portal do Governo

Pesquisa de Avaliação do Programa Ação Jovem, elaborada pela Fundação Itaú Social com apoio do Instituto Sensus, concluiu que o programa estadual aumentou significativamente a freqüência e a aprovação escolar dos jovens beneficiários. O estudo foi concluído em 2006.

Segundo a avaliação da Fundação Itaú Social, entre os jovens que receberam a bolsa e que não estavam freqüentando a escola antes do programa (2004), 45% retornaram à escola em agosto de 2005.

A taxa de aprovação escolar entre os beneficiários era 27,2% maior para os que já freqüentavam a escola em 2004 e 14,5% maior entre os que não freqüentavam. Com relação à freqüência escolar em 2005, o impacto do programa foi de 13,8% em média, de 30,5% entre os que não freqüentavam a escola no ano anterior, e basicamente zero para os que já freqüentavam, comparados aos jovens do grupo de controle (provenientes da Pesquisa Mensal de Emprego do IBGE).

A pesquisa aponta ainda que entre os que já freqüentavam a escola, o recebimento da bolsa causou uma diminuição no emprego, 21,5% em média, mas como a taxa de aprovação escolar aumentou, as evidências indicam que o tempo que antes era utilizado para o trabalho foi voltado para os estudos.

Com base nessas estimativas de impacto, o estudo calculou também o retorno econômico do Ação Jovem para a sociedade. Se abstraídos os custos administrativos do programa, os resultados indicam uma taxa interna de retorno de 15%.

Histórico

O Ação Jovem, um programa da Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social (Seads), foi criado em junho de 2004 para beneficiar jovens na faixa etária de 15 a 24 anos, com ensino fundamental, médio ou técnico incompletos e que se encontram em situação de vulnerabilidade social, priorizando aqueles pertencentes a famílias com renda mensal de até 2 (dois) salários mínimos.

O objetivo do programa é incentivar os jovens a concluírem seus estudos e assim terem mais chances no mercado de trabalho. Para isso, é disponibilizada, por meio de cartão magnético, uma bolsa-auxílio de R$ 60,00 mensais durante um ano, renovável por igual período mediante a permanência na escola.

O Ação Jovem é desenvolvido pela Seads em parceria com as secretarias de Estado da Educação, de Desenvolvimento / Centro Paula Souza e outros órgãos estaduais, prefeituras, entidades sociais e empresas. Está presente em 638 municípios do Estado e desde a sua criação já atendeu 156 mil jovens.

Os interessados em se cadastrarem no programa podem obter mais informações nas secretarias municipais de Assistência Social ou órgãos correspondentes de sua cidade ou ainda na própria escola.