Ação integrada impede acampamentos em praia de São Sebastião

Fiscalização vem sendo realizada porque o camping selvagem é proibido no litoral paulista

qua, 09/01/2008 - 16h05 | Do Portal do Governo

Uma ação integrada realizada com a participação da Fundação Florestal, da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, e a Prefeitura de São Sebastião, por meio das secretarias municipais de Meio Ambiente (Semam) e de Obras e Planejamento (Seop), com o apoio da Polícia Militar Ambiental, efetuou a apreensão de cinco barracas de “camping” e objetos utilizados por pessoas que acampavam na Praia Brava, em Boiçucanga, na Costa Sul do município.

Segundo a equipe de fiscalização, o material encontrava-se escondido no meio da vegetação. Após a identificação dos proprietários das barracas, foram lavrados os autos de apreensão. A ação, realizada na tarde da última quinta-feira (3/01), também contou com a participação de pessoal da Subprefeitura da Costa Sul, divisão ligada à Secretaria das Subprefeituras (Sesub).

Na semana anterior, a fiscalização integrada havia encontrado um jipe estacionado, além de 12 barracas, que estavam montadas nas areias da Praia Brava, apesar do difícil acesso. A fiscalização vem sendo realizada porque o camping selvagem é proibido no litoral paulista, conforme estabelece o Decreto Estadual 52.388/70. Em São Sebastião, além disso, também existe uma determinação da Prefeitura que não permite o acampamento em área de praia, logradouros públicos, terrenos particulares, com exceção dos campings com funcionamento regularmente autorizado pelo município.

Além da Praia Brava de Boiçucanga, haverá intensificação na fiscalização da trilha do Ribeirão do Itu, cujo trecho final fica no mesmo bairro. De acordo com o secretário municipal do Meio Ambiente, Téo Balieiro, o trabalho visa preservar esses locais e levar educação ambiental aos freqüentadores. “Essas áreas não têm infra-estrutura, como sanitários e mesmo coleta de lixo, para servir de acampamento”, lembra.

O diretor do Núcleo São Sebastião, do Parque Estadual da Serra do Mar, Edson Lobato, também tem se empenhado pela preservação da Praia Brava de Boiçucanga e da Trilha de Itu. Lobato reforça o interesse da atual administração municipal em melhorar a infra-estrutura do local, que integra o programa de ecoturismo de São Sebastião e pretende incluir no programa a Praia Brava de Boracéia.

Da Secretaria do Meio Ambiente

(C.M.)