Ação de responsabilidade socioambiental planta 300 mudas nativas em reserva da capital

Iniciativa reuniu executivos da empresa FEMSA e do governo do Estado de SP

seg, 10/03/2008 - 17h54 | Do Portal do Governo

Na sexta-feira, 7, o Centro de Esporte, Cultura e Lazer do Parque Estadual Fontes do Ipiranga- PEFI, localizado dentro da maior reserva florestal urbana da América Latina, na capital, reuniu pela primeira vez no Brasil cerca de 200 executivos da FEMSA, representantes do governo do Estado de São Paulo e demais parceiros para realizar o plantio de 300 mudas nativas em prol da preservação do meio ambiente, inaugurando o espaço Brasil-México.

A iniciativa fez parte da Reunião Anual Diretiva – RAD, que anualmente acontece no México com os principais executivos dos nove países da América Latina (Nicarágua, Panamá, Guatemala, Costa Rica, Colômbia, Venezuela, Argentina, Brasil e México) onde a FEMSA tem suas operações. Neste ano, o Brasil foi escolhido por ser a segunda maior operação da FEMSA, além de marcar o início das comemorações dos cinco anos da empresa no Brasil.

Estiveram presentes na inauguração do espaço o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, o secretário estadual de Assistência e Desenvolvimento Social, Rogerio Amato, o presidente do Conselho de Administração e Diretor Geral da FEMSA, José Antonio Fernandez Carbajal, o presidente e diretor geral da FEMSA Divisão MERCOSUL, Ernesto Silva, o diretor geral da Coca-Cola FEMSA, Carlos Salazar, e o diretor da ONG SOS Mata Atlântica, Mario Mantovani.

“A reunião promove uma maior integração entre os executivos, sendo a melhor forma para conhecer o que cada país vem fazendo”, destacou Carbajal.

Manifesto pelo Meio Ambiente

Uma bola gigante, representando o planeta Terra, foi solta do teto ao palco, e em seguida assinada pelas autoridades presentes, simbolizando um compromisso de responsabilidade socioambiental. Depois, todos se dirigiram ao espaço Brasil-México para realizar os plantios. “A chance de um planeta sobreviver. Este é o verdadeiro sentido de uma ação como esta”, declarou o secretário Amato.

Para Ernesto Silva o simbolismo que está por trás de plantar uma árvore é o fixar as raízes da FEMSA no Brasil. “Queremos passar com a plantação dessas 300 árvores o sucesso da nossa parceria no desenvolvimento da educação para o trabalho”, declarou.

Parceria de sucesso

Esta já é a segunda parceria de sucesso entre o governo do estado e a FEMSA, pois há três anos realizam junto com o SENAC o Programa de Educação para o Trabalho – PET, que capacita gratuitamente jovens de baixa renda, preparando-os para um mercado de trabalho. O programa é composto de 7 cursos focado em questões do cotidiano profissional, como Qualidade de Vida, Atendimento ao Cliente, Informática, Comunicação, Marketing Pessoal, Qualidade de Vida, entre outros.

Nessa parceria, a Seads cede o espaço para as aulas e cadastra os alunos no Ação Jovem, programa que beneficia estudantes com uma bolsa-auxílio de R$ 60/mês. A Coca-Cola é responsável pela infra-estrutura, custeio e administração geral do programa, além de abrir vagas para estágio na empresa. Já o SENAC realiza a capacitação técnica de todas as turmas.

O número de participantes formados desde 2005 são de 750 jovens, atualmente o programa está na sua 6ª edição, com a participação de mais 155 jovens.

Para Jéssica Ultramar de Oliveira, 18,  ex-aluna do PET, a oportunidade de realizar este curso foi algo que a impulsionou para ingressar numa faculdade. Atualmente Jéssica cursa publicidade e propaganda e garante que de hoje em diante tudo que fizer na vida será com muita dedicação e responsabilidade, graças aos ensinamentos do curso.

Sobre o Centro de Esporte, Cultura e Lazer do PEFI

Localizado no Parque Estadual Fontes do Ipiranga – PEFI, o Centro associa esporte, cultura, lazer, profissionalização, convivência e cidadania, ao privilegiado conjunto de equipamentos públicos constituído por: Zôo e Zôo Safári, Jardim Botânico, Centro de Ciência e Tecnologia da USP e Centro de Exposições Imigrantes.

Trata-se de uma ação intersetorial que visa a melhoria da qualidade de vida e o exercício da cidadania. São parceiras da Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social (Seads), sua administradora, as Secretarias de Estado de Desenvolvimento – Centro Paula Souza; Emprego e Relações do Trabalho; Justiça e Defesa da Cidadania; Cultura; Esporte, Lazer e Turismo; e Organizações Não Governamentais.

Com quarenta mil atendimentos mensais, em média, o Centro proporciona múltiplas atividades para diferentes faixas etárias, incluindo idosos e portadores de necessidades especiais.

Da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social

(I.P.)