Ação Cultural do Metrô promove 17 exposições

Fotografia, artes plásticas e literatura são destaques neste mês

sex, 09/03/2007 - 13h20 | Do Portal do Governo

O Programa Ação Cultural do Metrô promove 17 exposições, a partir desse sábado, 10, distribuídas em estações das quatro linhas metroviárias. Os destaques são CET 30 anos, Brasil Rupestre, Solte o bicho que tem dentro de você, viva intensa e loucamente e Colégio São Luís 140 anos.

O público poderá ter acesso às exposições ao entrar na área paga do Metrô. No caso da vitrine de ikebana, da estação Liberdade, e da vitrine do Masp, da estação Trianon-Masp, não é necessário passar pelas catracas já que as instalações estão localizadas na área livre.

Programação:

A estação Sé apresenta, de 10 a 31 de março, CET 30 Anos. Mostra fotográfica que narra a trajetória da Companhia de Engenharia de Tráfego – CET durante seus 30 anos de ações na cidade de São Paulo. Criada em 28 de maio de 1976, pelo prefeito Olavo Setúbal, a CET é pioneira no Brasil no uso de tecnologia na gestão do trânsito, além de implementar as políticas de trânsito e gerenciar o sistema viário em consonância com as necessidades dos cidadãos: segurança, educação e modernização.

Brasil Rupestre é a atração da  Estação Ana Rosa, de 10 a 31 de março. Exposição fotográfica de pinturas e gravuras rupestres (traçado realizado em rocha), que compõe o livro homônimo, de Marcos Jorge (fotos) e de André Prous e Loredana Ribeiro (textos). Confeccionadas pelos índios brasileiros muito antes da chegada dos portugueses, algumas das imagens rupestres retratadas no livro estão localizadas na Serra da Capivara (Piauí), em Urubici (Santa Catarina) e na Amazônia, em sua maioria com cenas do cotidiano do período pré-histórico brasileiro.

A estação Trianon-Masp apresenta, de 10 a 31 de março, Solte o bicho que tem dentro de você, viva intensa e loucamente. Mostra de artes plásticas produzidas por pacientes do Centro de Atenção Psicosocial Professor Luís da Rocha Cerqueira, instituição pública ligada à Secretaria de Saúde do Estado, que atende usuários da saúde mental. O CAPS/Itapeva tem um modelo de “clínica ampliada”, que acolhe a “loucura” de uma forma diferenciada, possibilitando aos pacientes uma vivência criativa. Dessa forma, a pintura surge como um estímulo ao tratamento.

Colégio São Luís 140 anos é a atração da Estação Sé de 10 a 31 de março. Mostra fotográfica que reúne cerca de 40 imagens do acervo deste colégio, contando a história do desenvolvimento da cidade desde o final do século XIX. O acervo fotográfico também contempla a cidade de Itu, primeiro endereço dessa instituição de ensino, com fotos da Igreja Matriz, Av. das Palmeiras e outros pontos importantes. A exposição foi projetada e executada pelo arquiteto Júlio Abe e contou com a coordenação de pesquisa histórica de Flávia Borges Pereira e Montesserat Moreno.

A estação Vila Madalena apresenta, de 10 a 31 de março, “Mergulho em Quatro Continentes. Exposição fotográfica da excursão realizada por três franceses em quatro países durante um ano e meio. A bordo de uma casa sobre rodas, os aventureiros registraram como a água interfere na organização das populações.

A estação República apresenta, de 1º a 31 de março, Além da Cortina Preta. Mostra fotográfica das composições produzidas por Vera Pilnick Sanovicz, tendo como cenário a cidade de São Paulo. São registros de automóveis, outdoors, postes, placas de trânsito, paredes de edifícios, luzes de neón, grafites e outros.

A Vitrine do Masp na estação Trianon-Masp, em área não-paga, apresenta, de 10 a 31 de março, Paisagens de São Paulo. Exposição fotográfica que registra pontos representativos da metrópole paulistana. As cenas que compõem a mostra são de épocas diferentes e utilizam técnicas variadas.

A Estação Chácara-Klabin apresenta, de 10 a 31  de março, Olhar em Preto e Branco. Exposição com imagens e textos que mostram crianças utilizando a técnica “Pin Hole” (fotografia tirada em caixas ou latas) para registrar pontos do centro histórico da cidade de São Paulo.

Um olhar sobre a Geometria da cidade é a atração da Estação República, de 10 a 31 de março. O projeto, executado por 160 alunos do 1º ano do Ensino Médio Noturno do Colégio São Luís, em 2006, com a coordenação da professora Luiza Cristina Marques, utiliza o ambiente urbano como instrumento para educar o olhar na busca da identificação com a Matemática, por meio da geometria na nossa vida cotidiana. Os usuários do Metrô vão conferir o resultado desse estudo através de um ensaio fotográfico produzido pelos estudantes.

A Estação Capão Redondo apresenta, de 10 a 31 de março, Poptogramas. Exposição composta de pictogramas, representações de objetos de forma figurativa ou simbólica, que são encontradas em quase todos os lugares para orientar o público. O design gráfico Daniel Motta criou com base nesses desenhos a simbologia de diversos artistas e bandas como: Audioslave, Babyface, Fats Domino, Jackson Five, Nirvana e outros.

O Combate ao Câncer Vai de Metrô, de 10 a 31 de março, na Estação Clínicas. Painéis informam quais as formas de prevenção ao câncer. No Brasil, esta doença é a segunda maior causa de mortalidade.

A Estação Vila das Belezas apresenta, de 10 a 31 de março, a exposição Criando Novos Caminhos. Produção realizada por jovens e adolescentes da periferia  de São Paulo que utilizam o grafite como manifestação artística e forma de capacitação profissional.

A Vitrine de Ikebana, de 1º a 31 de março, em área não-paga da Estação Liberdade, apresenta exposição permanente de ikebana, com trabalhos renovados periodicamente, desta arte milenar japonesa baseada em arranjos florais e de plantas.

A Estação Tiradentes apresenta, de 10 a 31 de março, a exposição Presépios. Os usuários do Metrô vão conferir de perto presépios de diversas nacionalidades.

Embarque na Leitura

Escritores Brasileiros – Machado de Assis, de 10 a 31 de março, na Estação Santa Cecília. Primeira exposição da série Escritores Brasileiros, traz informações sobre o movimento literário Realismo e as principais obras escritas por Joaquim Maria Machado de Assis.

 Estação Jardim São Paulo apresenta, de 10 a 31 de março, Escritores Brasileiros – Mário Quintana. Segunda exposição da série “Escritores Brasileiros”, revela a biografia de Mário Quintana, trechos de suas principais obras e fotos.

Escritores Brasileiros – Ignácio de Loyola Brandão, de 10 a 31 de março, na Estação Luz. Terceira exposição da série “Escritores Brasileiros”, que apresenta os romances, contos, crônicas e viagens de Ignácio de Loyola Brandão, autor de 27 livros. Entre os principais temas retratados em suas obras estão a ditadura militar, o amor, a solidão e o exílio.

Do Departamento de Imprensa do Metrô

(AM)