Ação Cultural do Metrô apresenta nova programação para o mês de julho

Trinta exposições estarão à disposição dos usuários

sex, 11/07/2008 - 16h37 | Do Portal do Governo

Um mês após as comemorações oficiais do centenário da imigração japonesa, estações como Jardim São Paulo e Liberdade, da Linha 1- Azul (Jabaquara – Tucuruvi), e Imigrantes, da Linha 2 – Verde (Vila Madalena – Alto do Ipiranga) recebem a arte do origami; enquanto na estação Sé, que liga as linhas 1 – Azul e 3 – Vermelha, painéis contam um pouco da história da imigração por meio das páginas do São Paulo Shimbum, o primeiro jornal editado em língua japonesa no Brasil. Outras estações como Tucuruvi, São Bento e Santa Cecília também expõem a cultura japonesa aos passageiros.

O Metrô ainda comemora neste mês o Dia Mundial do Rock, que há 21 anos é celebrado em 13 de julho, data em que o rockeiro Bob Geldof, ex-líder do The Boomtown Rats, organizou o primeiro Live Aid, em 1985, a fim de angariar para o combate à fome na Etiópia. No último dia 8, a estação Tatuapé, da Linha 3 – Vermelha (Corinthians/Itaquera – Palmeiras/Barra Funda), serviu como palco para o grupo ROCK´N VOICE, que apresentou um repertório de clássicos dos Beatles, Queen, Pink Floyd, entre outros; todos à capela, ou seja, sem acompanhamento instrumental.

Na estação Tiradentes, da Linha 1 – Azul, a exposição Nossa Senhora – Imagens de Devoção e Arte já está montada desde o dia 1º e é fruto de uma parceria entre o Metrô e o Museu da Arte Sacra de São Paulo. A mostra, com imagens de Nossa Senhora, conta a história da Virgem através de inúmeras representações e denominações.

A exposição Memória Paulista do Remo, localizada no acesso da estação Clínicas, da Linha 2 – Verde, traz fotos, antigas e atuais, que contam a história da prática esportiva do Remo em 1893, no rio Tietê e, atualmente, na Raia Olímpica da Usp. Outro destaque é a exposição A Dor é Kitsch, um ensaio fotográfico de Anita M. Hirschbruch sobre poemas de Paulo Henriques Britto, que fica na estação Vila Madalena.

Todas as exposições promovidas pela Ação Cultural do Metrô permanecem nas estações até o fim do mês. Veja a relação completa no site: www.metro.sp.gov.br.

Da Secretaria dos Transportes Metropolitanos

(M.C.)