Ação Cultural do Metrô apresenta 23 exposições

As mostras incluem fotografias, artes plásticas, design e literatura

qui, 16/08/2007 - 19h42 | Do Portal do Governo

O Programa Ação Cultural do Metrô apresenta 23 atrações artísticos-culturais no mês de agosto. As exposições, que incluem fotografia, artes plásticas, design e literatura, estão instaladas nas quatro linhas metroviárias.O público poderá ter acesso às exposições ao entrar na área paga do Metrô (bilhete unitário a R$ 2,30).

Na vitrine de ikebana, na estação Liberdade, e na vitrine do Masp, na estação Trianon-Masp, não é necessário passar pelas catracas, já que elas estão localizadas em área não-paga.Os destaques deste mês são “Sua Majestade: O Pico do Jaraguá”, ” Pra Lá de Marrakech”, ” Guerrilha Urbana” e “Aquarelas de Sérgio Guerini”.

Roteiros:

Na Linha 1-Azul (Jabaquara-Tucuruvi)

* Na estação Paraíso, a mostra “Letras do Coração”, de 11 a 31 de agosto. Poemas e poesias do jornalista Ucho Haddad, que mostra a mudança comportamental que o sentimento “gostar” e “amar” pode causar no convívio interpessoal.

* A estação Luz apresenta, de 11 a 31 de agosto , “Rua Augusta: Sombras e Luzes”. Uma das mais famosas e badaladas ruas de São Paulo é tema da produção artística da fotógrafa Miriam Antônia Horácio. O ensaio revela imagens de tempos mais antigos e atuais.

*  Na estação Jardim São Paulo, de 11 a 31 de agosto, o público pode conferir a exposição fotográfica “Cidade Invertida”. Com produção do fotógrafo Ricardo Hantzschel, a técnica “Pinhole” é revelada em todas as 48 imagens, que foram clicadas durante 10 oficinas que aconteceram na periferia de São Paulo, com o objetivo de proporcionar a inclusão digital em todas as comunidades.

* A “Vitrine de Ikebana”, de 1º a 31 de agosto, em área não-paga da Estação Liberdade, apresenta exposição permanente de ikebana, com trabalhos renovados periodicamente, desta arte milenar japonesa baseada em arranjos florais e de plantas.

Na Linha 2-Verde (Alto do Ipiranga-VilaMadalena)

* A estação Vila Madalena apresenta, de 11 a 31 de agosto, “Construção”. Exposição fotográfica da obra de construção da estação Alto do Ipiranga, realizada pelo fotógrafo Renato Rosenberg. As imagens revelam os profissionais que participaram dessa construção e as várias etapas da obra.

* A exposição “Ipiranga: o bairro do grito” estréia o Programa Ação Cultural do Metrô na nova estação Alto do Ipiranga. Essa atração, que conta a história desse tradicional bairro paulistano e de seus personagens, ficará em cartaz de 1º até 31 de agosto. A mostra retrata a trajetória do bairro, desde os tempos em que a palavra Ipiranga era escrita com “Y”.

* A estação Clínicas apresenta, de 11 a 31 de agosto, “Entre o Céu e a Terra”. Exposição de ensaio fotográfico do céu da cidade de São Paulo. A cada imagem o céu é visto de vários ângulos, que revelam uma outra percepção da cidade e de sua arquitetura.

* “Gravuras Grafiteria”, de 11 a 31 de agosto, na estação Clínicas. Mostra do trabalho realizado pelo artista plástico Flávio Ferraz, mais conhecido por Jey, que traz para suas composições e personagens a diversidade da cidade de São Paulo.

* “Aquarelas de Sérgio Guerini” é a mostra em cartaz na estação Chácara Klabin, de 11 a 31 de agosto. Série de pinturas em aquarela do ganhador do “Prêmio Viagem a Portugal”, da I Bienal Aquarela Brasileira em Portugal, realizada em 2006.

* A Vitrine do Masp na estação Trianon-Masp , em área não-paga, apresenta, de 1º a 31  de agosto, “Renina Katz”. Exposição da série de gravuras realizadas pela artista e que foram doadas para a coleção do Masp em 1994.

* A estação Imigrantes apresenta, de 11 a 31 de agosto, “O Guarany – Carlos Scliar”. Exposição de serigrafias (processo de impressão no qual a tinta é vazada pela pressão de um rodo ou puxador) inspirada na ópera “O Guarani” de Carlos Gomes.

* “Imagens da Inclusão Parapan Rio 2007 é a mostra em cartaz na Vitrine do Masp na estação Trianon-Masp, de 11 a 31 de agosto. Exposição fotográfica dos atletas participantes do Parapan Rio 2007.

Na Linha 3-Vermelha (Corinthians/Itaquera – Palmeiras / Barra Funda)

* A estação Brás apresenta, de 11 a 31 de agosto, “Sua Majestade: O Pico do Jaraguá”. Exposição com textos e fotos que contam a história do Pico do Jaraguá, que em tupi significa “Senhor dos Vales”.  O Pico do Jaraguá é hoje o ponto mais alto da cidade, com 1.135 metros. Essas e outras informações históricas, além de curiosidades podem ser vistas na mostra.

* A exposição “Pra Lá de Marrakech” que está em cartaz de 11 a 31 de agosto, na estação Sé, revela a produção fotográfica de Fabyo Nycodemo. Com o propósito de retratar a identidade e a cultura do povo marroquino, Fábio percorreu 3.500 quilômetros, clicando cidades, deserto, mares, montanhas e pessoas neste país árabe.

* A exposição “O Compromisso da Psicologia com a Transformação da Sociedade Brasileira” traz cartazes e painéis das campanhas promovidas pelo Conselho Regional de Psicologia. O material temático relacionado à saúde mental e aos direitos humanos está em cartaz de 11 a 31 de agosto,  na estação Sé.

* A estação Sé apresenta, de 11 a 31 de agosto, “Red Rocket 7 uma história do Rock”. Exposição em formato de quadrinhos, que conta a história de Red Rocket, personagem de outro planeta, que faz uma visita ao planeta Terra no final da década de 50. Nesta viagem maluca, ele se mistura entre os humanos e se apaixona pelo rock´n roll. O desfecho é surpreendente: por não envelhecer, Red Rocket participa de todos os grandes festivais desse gênero musical.

* A estação Corinthians-Itaquera apresenta, de 11 a 31 de agosto, “Rupestres – Siron Franco”. Exposição de 10 serigrafias (processo de reprodução de imagens sobre superfícies através de moldes) produzidas pelo artista Siron Franco a partir de pinturas rupestres (imagens pré-históricas em rocha) da Serra da Capivara e outros sítios arqueológicos do Brasil.

* “O Caráter Gravado”, de 11 a 31 de agosto, na estação Santa Cecília. Mostra de poesias e ilustrações em xilogravura (processo de gravação em relevo que utiliza a madeira como matriz), que registram o universo de profissionais como ambulantes, sapateiros, marceneiros e “homens placa”.

Linha 5-Lilás(Capão Redondo – Lago Treze)

* A estação Campo Limpo recebe a exposição “Guerrilha Urbana”, de 11 a 31 de agosto. Exposição fotográfica de Street Art que revela trabalhos de stickers, stencils, colagens e situações do cotidiano de uma metrópole.

* Na estação Largo Treze, de 11 a 31 de agosto, o público pode conferir a exposição de ilustrações do livro “O compadre de Ogum”, realizadas pelo artista plástico Crybé.

Embarque na Leitura

* “Escritores Brasileiros – Machado de Assis”, de 11 a 31 de agosto , na estação Santo Amaro. Primeira exposição da série “Escritores Brasileiros”, traz informações sobre o movimento literário Realismo e as principais obras escritas por Joaquim Maria Machado de Assis.

* A estação Vila das Belezas apresenta, de 11 a 31 de agosto, “Escritores Brasileiros – Mário Quintana”. Segunda exposição da série “Escritores Brasileiros”, revela a biografia de Mário Quintana, trechos de suas principais obras e fotos.

* “Escritores Brasileiros – Ignácio de Loyola Brandão”, de 11 a 31 de agosto , na estação Ana Rosa. Terceira exposição da série “Escritores Brasileiros”, que apresenta os romances, contos, crônicas e viagens de Ignácio de Loyola Brandão, autor de 27 livros. Entre os principais temas retratados em suas obras estão a ditadura militar, o amor, a solidão e o exílio.