Ação Cultural do Metrô apresenta 20 atrações em dezembro

Exposições de aquarelas, serigrafias e quadrinhos estão entre as opções de entretenimento em várias estações metroviárias

qua, 12/12/2007 - 12h58 | Do Portal do Governo

Entre os destaques deste mês estão as exposições “Operários das Artes”, na estação Paraíso; “Piratas do Tietê: A Saga”, na estação Ana Rosa;  “Pintando a Alegria e Celebrando a Vida”, na estação Clínicas; e a apresentação de um  Concerto de Natal, na estação Campo Limpo.

ROTEIROS:

Na Linha 1-Azul (Jabaquara-Tucuruvi)

A estação Liberdade, em área não paga (antes dos bloqueios), apresenta de 10 a 31 de dezembro a “Vitrine de Ikebana“, exposição da milenar arte japonesa do arranjo floral Ikebana, que procura expressar valores espirituais de felicidade e harmonia com a natureza.

A exposição “Rupestres“, do artista Siron Franco, está na estação Jardim São Paulo de 10 a 31 de dezembro. A mostra consiste em serigrafias criadas para o Centro Cultural Banco do Brasil, a partir de pinturas rupestres da Serra da Capivara e de outras regiões do Brasil.

Na Linha 2-Verde (Alto do Ipiranga–Vila Madalena)

A exposição “Ipiranga: O bairro do grito!“, em cartaz na estação Alto do Ipiranga, de 10 a 31 de dezembro, faz uma homenagem e conta a história do bairro por intermédio de seus moradores e pessoas que ajudaram a construí-lo.

A estação Chácara Klabin apresenta, de 10 a 31 de dezembro, a mostra “Aquarela São Paulo“. A autora Ivani Castilho retrata aspectos urbanísticos e arquitetônicos da cidade em uma série de aquarelas.

Piratas do Tietê: a saga“, antologia da obra mais famosa do cartunista Laerte, um dos maiores nomes dos quadrinhos nacionais, está em exposição na estação Ana Rosa de 10 a 31 de dezembro. Bom humor, críticas sociais e ironia são as palavras de ordem das tiras. Temas como a construção das Marginais, o golpe militar de 64, o crescimento da cidade de São Paulo e o desenvolvimento tecnológico são destaques.

Quem passar pela estação Paraíso entre os dias 10 e 31 de dezembro poderá ver de perto a exposição “Operários das Artes“, com uma visão abrangente sobre diversos tipos de expressões artísticas ligadas à criação e produção de arte multimídia (histórias em quadrinhos, ilustração e computação gráfica).

No corredor da estação Clínicas, o usuário do Metrô pode apreciar, de 10 a 31 de dezembro, a mostra “Pintando Alegria e Celebrando a Vida“, com 16 obras do artista plástico pernambucano Romero Britto. A partir de cores vibrantes e formas geométricas, o autor transmite alegria e otimismo.

Também na estação Clínicas acontece, de 10 a 30 de dezembro, a exposição “Hábitos Saudáveis de Vida Combatem a Obesidade“, que apresenta o resultado de pesquisas realizadas pelo corpo técnico do Hospital das Clínicas. O objetivo é alertar para os riscos da obesidade e mostrar como hábitos saudáveis podem ajudar a melhorar a qualidade de vida.

A estação Vila Madalena traz a exposição “O Compadre Ogum“, de 10 a 30 de dezembro. O artista plástico Carybé, ilustra o livro “O Compadre Ogum”, de Jorge Amado, com serigrafias. Suas figuras revelam o ser humano e sua carga de trabalho com afetividade.

Na Linha 3-Vermelha (Corinthians/Itaquera – Palmeiras / Barra Funda)

Um rio simbólico é recriado na estação Santa Cecília na exposição “Água Paz“, entre os dias 10 e 30 de dezembro. O trabalho de autoria da artista plástica Cecília Borelli foi confeccionado com linhas, tecidos pintados à mão, cristais, elementos marinhos e pedras de rios. O resultado estético nos remete à fluidez das águas, às cores e à transparência dos mares e rios que geram e mantêm a vida do planeta.

A estação Sé apresenta “Gravuras e Monotipias“, mostra de 15 monotipias abstratas e uma gravura digital de autoria de Maria do Carmo Carvalho, de 10 a 31 de dezembro. Trata-se de uma nova fase de produção da artista, que tornou-se famosa como profissional de gravura em metal.

Também na estação Sé, o usuário poderá conferir o ensaio fotográfico “Refrutando“, de 10 a 31 de dezembro, que conjuga emoções humanas e natureza. Frutas desmaterializadas e transfiguradas mostram o resultado do ensaio fotográfico de Edson Fragoaz.

A exposição “Retratos” ficará na estação Corinthians – Itaquera entre os dias 10 e 31 de dezembro com uma série de pinturas, de rostos anônimos, além de personalidades da música e do cinema, com formas harmoniosas e coloridas.

Linha 5-Lilás (Capão Redondo – Lago Treze)

Na estação Campo Limpo acontecerá no dia 19 de dezembro, às 18h30, um Concerto de Natal com a participação da Orquestra Filarmônica da Igreja Evangélica Assembléia de Deus – Embu das Artes. Fundada em 1990, é formada por aproximadamente 60 componentes e tem em seu repertório temas sacros e músicas clássicas tradicionais.

Valha-me São Paulo” é uma exposição de aquarelas que estará na estação Largo Treze, de 10 a 31 de dezembro. Eliardo França, pintor e ilustrador, retratou em suas obras diferentes figuras humanas que chamaram sua atenção. O autor faz suas pinturas a partir de  uma visão crítica da cidade de São Paulo.

Na estação Campo Limpo, o usuário poderá apreciar a exposição “O Guarany“, de Carlos Scliar, de 10 a 30 de dezembro. O conjunto de serigrafias é inspirado na obra “O Guarani”, de Carlos Gomes, criado com exclusividade para o Centro Cultural Banco do Brasil.

Embarque na Leitura

Escritores Brasileiros – Cora Coralina“, de 10 a 31 de dezembro, na estação Imigrantes. Exposição sobre a vida e obra de Cora Coralina, uma mulher à frente do seu tempo, incansável e batalhadora, cuja obra literária é homenageada.

Na estação Trianon-Masp, a mostra “Escritores Brasileiros – Mario Quintana“, fica em cartaz entre os dias 10 e 31 de dezembro. Um poeta de excepcional delicadeza, simplicidade e complexidade é apresentado aos usuários do Metrô.

A estação República apresenta, de 10 a 31 de dezembro, a exposição “Escritores Brasileiros – Ignácio de Loyola Brandão“. Autor de 27 livros, entre romances, contos e crônicas, o escritor tem como temas centrais a ditadura militar e o exílio.

Quem passar pela estação Luz poderá conferir a mostra “Escritores Brasileiros – Machado de Assis“, entre os dias 10 e 31 de dezembro. O autor é considerado um dos maiores da literatura de língua portuguesa, cuja obra abrange praticamente todos os gêneros.

Do Metrô

(I.P.)