Ação: CPTM promove campanha contra o câncer de pele

Durante toda sexta-feira, dia 17, serão distribuídos panfletos nas estações Brás, Luz e Barra Funda

seg, 13/02/2006 - 20h20 | Do Portal do Governo

A CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) e a Associação Brasileira do Câncer realizam Campanha de Combate ao Câncer de Pele, na próxima sexta-feira (17). Durante todo o dia, das 9 às 16 horas, serão distribuídos panfletos nas estações Brás, Luz e Barra Funda, que recebem cerca de 820 mil pessoas diariamente.

Em cada estação envolvida no programa será montada uma tenda, onde funcionários da empresa e da associação esclarecerão dúvidas e entregarão material informativo sobre a doença.

Durante essa semana, avisos sonoros nas três estações informarão os usuários da CPTM sobre o evento e os cuidados para evitar a doença.

O que é

O câncer de pele é um tumor formado por células que sofrem transformação e multiplicam-se de maneira desordenada e anormal, dando origem a um novo tecido (neoplasia). A doença atinge principalmente pessoas de pele branca, que se queimam com facilidade e nunca se bronzeiam (ou se bronzeiam com dificuldade). A proteção solar é, portanto, a principal forma de prevenção. Outras dicas são:

– evitar sol das 10 às 15 horas;

– aplicar filtro solar, sempre com fator de proteção (FPS) igual ou superior a 15, no mínimo 15 minutos antes da exposição, sem esquecer lábios e orelhas;

– procurar um dermatologista em casos de feridas que não cicatrizam, lesões de crescimento progressivo, aparecimento de manchas na pele que se modificam, formam “casca” ou sangram com facilidade.

Assessoria de imprensa da CPTM

C.A.