Academia de Polícia terá cursos de pós-graduação

Conselho Estadual de Educação credenciou a Acadepol para os cursos de Polícia Judiciária e Sistema de Justiça Criminal

ter, 23/03/2010 - 9h00 | Do Portal do Governo

A Academia de Polícia Dr. Coriolano Nogueira Cobra (Acadepol) foi credenciada pelo Conselho Estadual de Educação (CEE) para lecionar dois cursos de pós-graduação: Polícia Judiciária e Sistema de Justiça Criminal. A deliberação do CEE é válida por cinco anos e foi publicada no Diário Oficial no dia 12 de março.

Os dois cursos terão carga horária de 440 horas. Poderão se inscrever policiais que tenham ensino superior completo e cidadãos que tenham formação acadêmica relacionadas ao tema. O Conselho Estadual exige que as turmas tenham um mínimo de 20 alunos e um máximo de 200.

De acordo com as normas do conselho, a Acadepol deve começar a formar suas primeiras turmas de pós-graduação até maio deste ano. Isso implica em escolher os professores que farão parte do corpo docente, estipular a duração do curso – as 440 horas são norma, mas a divisão e duração de cada aula, não -, fazer o processo seletivo e montar as turmas.

O credenciamento dos cursos tem prazo de cinco anos, com possibilidade de renovação e ampliação. Para isso, ao final do quinto ano, a Acadepol deve apresentar ao CEE todos os Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) desenvolvidos, além de cumprir a carga horária estipulada e ter turmas com o tamanho estipulado. O curso de Polícia Judiciária lecionará técnicas de investigação, enquanto que o curso de Sistema de Justiça Criminal tem como objetivo aproximar os policiais dos temas tratados pela Justiça.

Cursos pioneiros

Estes serão os primeiros cursos de pós-graduação da academia. O pedido para a homologação começou há cinco anos, e foi renovado com a entrada do delegado Adilson José Viera Pinto na diretoria da academia.

O diretor acredita que a aprovação aconteceu não só pela adequação da academia, mas também pela ajuda do delegado geral de Polícia, Domingos Paulo Neto, e do secretário da Segurança Pública, Antonio Ferreira Pinto, que não se limitaram a apenas concordar, mas também defenderam o relevante interesse público da medida.

Estrutura

O Campus I da Acadepol, localizado na Cidade Universitária, zona oeste da Capital, passou por uma vistoria na biblioteca e no currículo do corpo docente. Uma sala já está reservada para as aulas dos futuros especialistas. “Por enquanto, o curso acontece apenas no Campus I, mas dependendo da procura, poderemos ampliar”, destaca o delegado divisionário da academia, Cláudio Kiss.

Da Secretaria da Segurança Pública