Abertura do Jori em Penápolis reúne mais de mil atletas

Esportistas têm mais de 60 anos e são da região de Araçatuba

sex, 21/06/2013 - 21h21 | Do Portal do Governo

Foi realizada nesta quinta-feira, 20, a abertura dos XVII Jogos Regionais do Idoso (Jori) – etapa regional de Penápolis. A competição reúne mais de mil atletas com mais de 60 anos, de 34 municípios da região de Araçatuba, e é uma iniciativa do Fundo Social de Solidariedade e da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude do Estado. 

– Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook

“Este evento é muito importante, e é um exemplo para o país. Todos devem fazer esse trabalho de convocar os idosos a saírem de suas casas”, afirmou a primeira-dama e presidente do Fundo Social, Lu Alckmin. “O esporte dignifica e é bom, porque a pessoa que faz esporte tem que dormir mais cedo, não pode beber, então tem uma vida mais saudável e assim pode viver com mais qualidade”, declarou, disse. 

Estão previstas mais sete disputas regionais, que serão realizadas nas cidades de São João da Boa Vista, Assis, Presidente Prudente, Taubaté, Catanduva, Cerquilho e Barueri. A etapa final estadual acontecerá em novembro, na cidade de Santos.

A competição

Criado em 1996, o Jori conta com 14 modalidades diferentes adaptadas para o público idoso: atletismo, bocha, buraco, coreografia, damas, dança de salão, dominó, malha, natação, tênis, tênis de mesa, truco, voleibol e xadrez.

O objetivo da competição é promover a integração do idoso na sociedade, por meio de atividades físicas e desportivas; valorizar e estimular a prática da atividade física como fator de saúde e bem-estar das pessoas idosas.

Para participar é necessário ter no mínimo 60 anos. Os interessados devem procurar o Fundo Municipal ou Centro de Convivência do Idoso (CCI) de sua cidade.

Do Portal do Governo do Estado