Abertura de empresas fica mais segura

Certificação digital e integração de dados pretendem coibir golpes e falsificações

seg, 02/04/2012 - 18h00 | Do Portal do Governo

Um novo sistema implantado pela Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp), órgão vinculado à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, vai tornar mais segura a abertura de empresas no Estado. A novidade é o uso de certificação digital e integração com a base de dados de documentos de identidade da Secretaria de Segurança Pública.

O acesso via certificado digital garante autenticidade e validade jurídica às informações prestadas pelo usuário. Já a integração com a base de dados de Registros Gerais (RG) vai dificultar o uso de documentos falsos para a abertura de empresas. Essas medidas visam coibir golpes e falsificações e aumentar a segurança do registro empresarial.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Paulo Alexandre Barbosa, todo sistema que visa aumentar a segurança com a certificação digital é fundamental para o bom andamento dos processos da Jucesp. “A integração com os dados da Secretaria de Segurança Pública, além de oferecer mais proteção ao cidadão, coibirá o registro de empresas com documentos e assinaturas falsificadas”, reforça.

O presidente da Jucesp, José Constantino de Bastos Júnior, espera que o uso das novas tecnologias dificulte a prática de golpistas. “A nova medida irá diminuir o número de ocorrências, em que cidadãos reclamam que foram colocados em sociedades empresárias sem ter conhecimento”, afirma. O novo sistema de certificação digital começou a ser utilizado na sexta-feira, 30 de março. Já a integração com a Secretaria de Segurança Pública deve ocorrer a partir do dia 17 de abril.

Do Portal do Governo do Estado