Atualizada às 19h41
Foram abertas nesta terça-feira, 2, nas dependências da Secretaria Estadual de Transportes Metropolitanos, as propostas para a maior aquisição simultânea de trens da história de São Paulo. Ao todo, serão comprados 422 carrros – 102 para o Metrô e 320 para a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).
Em todas as propostas, constatou-se que os trens, em sua grande maioria, serão fabricados no Brasil, o que deve gerar aproximadamente 3.600 empregos diretos e 10.700 indiretos, nos próximos dois anos.
Eles serão construídos em aço inoxidável, terão ar refrigerado, sistema de monitoramento por câmeras, detecção e extinção de incêndio, painéis eletrônicos de comunicação, acessibilidade total, sistema de comunicação auditiva digitalizada, registradores de eventos (caixa preta), sistema de freios do tipo ABS, etc.
Serão utilizados para a melhoria da oferta de lugares e das condições de conforto dos passageiros das linhas 1 – Azul e 3 – Vermelha do Metrô de São Paulo e das linhas A e F da CPTM.
A aquisição dos novos trens conta com financiamento obtido pelo Governo do Estado de São Paulo junto ao Banco Mundial – BIRD e Japan Bank for International Cooperation – JBIC, além de recursos próprios do tesouro estadual.
Qualidade
O Governo do Estado de São Paulo acredita que o investimento no transporte público é determinante para a melhoria da qualidade de vida da população e fator preponderante no desenvolvimento econômico e de inclusão social.
Com referências ao significado e ao impacto econômico dessa licitação, o economista Gabriel Galípolo, Assessor Chefe da Área Econômica da Secretaria Estadual dos Transportes Metropolitanos declarou: “Essa aquisição visa ampliar o acesso do cidadão ao transporte público, com conforto, segurança e agilidade. Os novos trens atenderão milhões de passageiros por dia/útil, mas os benefícios desta ampliação não atingirão somente os usuários de transporte coletivo”.
Ao se apresentar como alternativa ao transporte individual estima-se que a operação destes trens reduzirá, anualmente, a emissão de 47 mil toneladas de poluentes, o consumo de diesel e gasolina em 24 milhões de litros, o tempo de viagem em 28 milhões de horas deslocamento e 700 acidentes de trânsito.
Concorrentes
Da concorrência internacional, que ocorre em prazo curtíssimo, participam os maiores fabricantes de material rodante do mundo. Para o Metrô duas empresas entregaram propostas: Alstom Brasil Energia e Transporte Ltda e CAF – Construcciones Y Auxiliar de Ferrocarriles S.A.
Para a CPTM foram três propostas: Consórcio Novo Trem, formado pela Alstom Brasil Energia e Transporte Ltda, Rotem Company e Mitsui & CO. Ltda; CAF – Construcciones Y Auxiliar de Ferrocarriles S.A.; Siemens Ltda.
As propostas serão analisadas nos seus aspectos comercial, documental e técnico. Devido a complexidade das propostas, cada uma delas tem cerca de 1000 páginas, a divulgação dos proponentes vencedores ocorrerá somente nas próximas semanas.
Secretaria Estadual dos Transportes Metropolitanos
(I.P.)