Abertas novas vagas para treinar doadores de órgãos

Capacitação gratuita será realizada entre os dias 17 e 19 de outubro

qua, 20/08/2008 - 20h01 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Saúde abriu inscrições para nova turma do Curso de Formação de Coordenadores Intra-Hospitalares de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes. O objetivo é capacitar médicos que trabalham nas emergências e unidades de terapia intensiva dos hospitais paulistas, públicos ou privados, na captação de potenciais doadores de órgãos.

Cerca de 360 médicos já foram capacitados gratuitamente desde 2006 pela Central de Transplantes da Secretaria. A nova turma, que será treinada entre os dias 17 e 19 de outubro, tem 35 vagas e as aulas são totalmente gratuitas, incluindo hospedagem e alimentação.

O treinamento, prático e teórico, inclui a identificação de potenciais doadores, diagnóstico de morte encefálica, manutenção de doadores, contra-indicações clínicas à doação de órgãos e tecidos, legislação, ética e dinâmica do processo doação-transplante.

Os médicos também são treinados para a realização da chamada “entrevista familiar”, considerada fundamental para a viabilização do transplante, uma vez que somente os familiares de um paciente com morte encefálica podem autorizar ou não a retirada dos órgãos para a doação. As aulas são ministradas em ambiente que simula um leito de UTI e a ante-sala de espera de um hospital.

“É um trabalho para disseminar a cultura da doação de órgãos, fornecendo conhecimento técnico aos profissionais que atuam em UTIs e grandes emergências e auxiliando para ampliar a identificação de potenciais doadores no Estado”, afirma o coordenador da Central de Transplantes, Luiz Augusto Pereira.

As inscrições para o treinamento podem ser feitas gratuitamente pelo site www.saude.sp.gov.br.

Da Secretaria da Saúde