Abertas inscrições para Congresso de Formação de Educadores

Evento acontece em Águas de Lindóia, de 2 a 5 de setembro

ter, 22/05/2007 - 15h34 | Do Portal do Governo

A Pró-Reitoria de Graduação realiza, de 2 a 5 de setembro, o IX Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores (Cepfe), em Águas de Lindóia, São Paulo (SP). Essa edição discutirá o tema “A articulação dos saberes na sociedade atual: o papel do educador e sua formação”.

As inscrições podem ser feitas pela internet. Para os organizadores, o tema busca a discussão sobre a formação de professores para os vários níveis do ensino. Pretende debater a formação de um profissional dotado de múltiplos saberes, desde os específicos de cada área do conhecimento, até aqueles de natureza pedagógica e didático-curriculares, passando pelos saberes críticos-contextuais, referentes às condições sócio-históricas.

Ainda segundo os organizadores, esse tipo de formação deve contribuir para superar as antigas polarizações entre “conteudismo e pedagogismo”, “teoria e prática” e “formação geral e formação profissional”. O Congresso também pretende dar continuidade à divulgação, discussão e avaliação das pesquisas na área, bem como ao debate sobre as políticas públicas e os problemas mais candentes que estão subjacentes a elas.

O IX Cepfe almeja, ainda, fazer um balanço avaliativo sobre as contribuições dos Grupos de Trabalho (GTs) articulados desde o I Congresso. Esses Grupos vêm trabalhando com os temas Formação de Professores para as Séries Iniciais, Educação Infantil, Licenciaturas, Curso de Pedagogia, Pós-Graduação em Educação, Formação Continuada de Professores, Educação Especial e Formação de Professores para o Ensino Superior. Estão programadas conferências de Rosa Maria Torres, representante equatoriana na Unesco, braço das Nações Unidas para a Cultura e Educação; Maria Lucia Marcondes Carvalho Vasconcelos, secretária de Educação do Estado de São Paulo; e Mariano Fernández Enguita, da Universidade de Salamanca, Espanha. Haverá ainda mesas-redondas, seminários temáticos e minicursos.

O símbolo – A escolha da tela O espírito cômico, de René Magritte (1898-1967) como símbolo do evento representa imageticamente um Congresso que tem como temas a educação, no sentido mais amplo possível do termo, e as interfaces das relações entre professor/aluno, professor/professor e aluno/aluno.

O quadro evoca, ainda, a própria construção do docente, fragmentada e picotada, mas reunida em termos de pensamento e de abertura de possibilidades para o conhecimento. “Afinal, cada pessoa, seja professor diplomado ou não, é o resultado de uma somatória de experiências dos mais distintos tipos e espécies”, assinala a coordenadora do evento e pró-reitora de Graduação, Sheila Sambello de Pinho.

A imagem indica ainda como o aluno, assim como o docente, é um ser em permanente formação, pronto a buscar o novo e mesclar as suas próprias experiências com as mais recentes.

Com os pés no chão e pronto a ser permeado por tudo aquilo que a vida oferece, cada participante do Congresso caminha rumo a uma maior, melhor e mais ampla visão da realidade.

Saiba como fazer a inscrição

Da Unesp