Abertas as inscrições para o Prêmio Josué de Castro

Serão contempladas iniciativas com foco na promoção da alimentação saudável e o combate à fome

ter, 21/08/2012 - 17h20 | Do Portal do Governo

 

Estão abertas as inscrições para o “Prêmio Josué de Castro de Combate à Fome e à Desnutrição”, promovido pelo Governo do Estado de São Paulo por meio do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea/SP). As inscrições podem ser feitas pelo site do Consea até o dia 24 de setembro.

O prêmio será entregue em 16 de outubro, Dia Mundial da Alimentação, como parte de uma série de atividades realizadas na mesma semana. Serão contempladas iniciativas voltadas à  formulação de soluções concretas para o combate à fome e a promoção de segurança alimentar e nutricional.

Duas categorias serão premiadas: a melhor pesquisa científica realizada por universidades ou instituições de pesquisa públicas ou privadas do Estado e o melhor programa ou projeto de política pública desenvolvido por órgãos públicos municipais ou estaduais de São Paulo. Podem participar universidades e instituições públicas ou privadas, bem como órgãos públicos municipais e estaduais de São Paulo.

Nascido em Recife, Josué de Castro, médico e sociólogo, estudou e detalhou as causas da fome no Brasil, motivo pelo qual se tornou um importante cientista das questões sociais e nutricionais. Escreveu diversos livros, sendo o mais famoso deles “Geografia da Fome” (1965), em que mapeou as causas históricas da desnutrição do povo brasileiro. Morreu aos 65 anos, na França.

Do Portal do Governo do Estado