Abertas as inscrições para III Encontro de Revisão das Leis sobre Pessoas com Deficiência

Objetivo de evento a ser realizado em 7 de agosto é alinhar Leis Estaduais com Convenção da ONU

seg, 04/08/2008 - 17h01 | Do Portal do Governo

Na próxima quinta-feira, 7, a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, em conjunto com o Conselho Estadual para Assuntos da Pessoa com Deficiência, realiza em sua sede o III Encontro de Revisão da Consolidação das Leis do Estado de São Paulo sobre Pessoas com Deficiência. Durante o Encontro serão discutidos os nove eixos temáticos que compõem a Lei nº 12.907/2008. São eles: acessibilidade; comunicação; educação e cultura; esporte e lazer; habitação; previdência e assistência social; saúde; trabalho e transportes.

O objetivo do Encontro é realizar revisão da Lei, sancionada no início deste ano, que traz uma terminologia obsoleta e conceitos ultrapassados. Com a revisão, ela poderá ficar alinhada com a Convenção da ONU sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e à Legislação Nacional.

As inscrições podem ser feitas, até o dia 5 de agosto, pelo telefone (11) 3663-3566, ramal 230, com Valdirene Pereira ou pelo e-mail misabelsilva@sp.gov.br. O interessado deve informar nome completo, cidade, e-mail, instituição (se houver) e o eixo temático escolhido.

Os resultados dos debates realizados nos grupos irão gerar subsídios para um Projeto de Lei que será apresentado à Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo.

Programação

13h30 – Recepção/Credenciamento

14h – Abertura – Dra. Linamara Rizzo Battistella – Secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

14h15 – “A contribuição da sociedade para a garantia de direitos da pessoa com deficiência” – Márcia Gori – Presidente do Conselho Estadual para Assuntos da Pessoa com Deficiência (CEAPcD).

14h30 – “Os Direitos das Pessoas com Deficiência – o que é preciso considerar na legislação do Estado de São Paulo” – Dr. Julio Botelho e Dr. Lauro Ribeiro – Promotores do Ministério Público do Estado de São Paulo.

15h – “A Construção de uma Lei segundo os critérios do Estado de São Paulo” – Maria Helena Alves Ferreira (Leninha) – Diretora do Departamento de Documentação e Informação da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo.

15h20 – Organização em Grupos Temáticos

15h30 – Debate em Grupos sobre os 9 Eixos Temáticos

16h30 – Intervalo

16h45 – Plenária – Fechamento dos Trabalhos

17h30 – Encerramento

Serviço:

III Encontro de Revisão da Consolidação das Leis do Estado de São Paulo sobre Pessoas com Deficiência

Data: Dia 7 de agosto de 2008

Local: Sede da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência

Endereço: Avenida Auro Soares de Moura Andrade, 564, portão 10 – próximo à estação Barra Funda do Metrô

Inscrições: De 28 de julho a 5 de agosto de 2008

Como se inscrever: Pelo telefone (11) 3663-3566, ramal 230, com Valdirene ou pelo e-mail misabelsilva@sp.gov.br

Da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência

(C.C.)