Aberta licitação para construção do metrô leve entre Vila Prudente e Cidade Tiradentes

Estima-se que 510 mil usuários serão transportados por dia

seg, 09/11/2009 - 16h00 | Do Portal do Governo

O Metrô abriu concorrência internacional para a construção do prolongamento da Linha 2-Verde, entre Vila Prudente e Cidade Tiradentes, em forma de metrô leve. Neste modelo, o trem correrá sobre um monotrilho elevado. O edital do projeto, que faz parte do Plano de Expansão do Transporte Metropolitano (Expansão SP), foi publicado no dia 31 de outubro no Diário Oficial do Estado de São Paulo e ficará disponível para os interessados até o dia 21 de dezembro deste ano. O vencedor da licitação será responsável pelo projeto, fabricação, fornecimento e implantação do monotrilho e aquisição de 54 trens. 

A primeira fase do sistema ligará as futuras estações Vila Prudente e Oratório (2,4 Km), com previsão de início dos testes operacionais no final de 2010. Já a segunda etapa, até São Mateus (10,4 Km), ficará para 2011. A linha completa até Cidade Tiradentes, com 23,8 km de extensão, está prevista para ser entregue em 2012. 

Quando a obra estiver totalmente concluída, estima-se que 510 mil usuários serão transportados por dia. Com esse novo trecho, a economia de tempo para quem sai de Cidade Tiradentes e vai até o Centro poderá passar de uma hora. 

Características 

O modelo do monotrilho foi escolhido por ser o de menor impacto visual, ambiental e sonoro. Além disso, exige menos desapropriações, não interferindo no trânsito, e por ser mais amigável urbanisticamente. O novo sistema de sinalização para a extensão da Linha 2-Verde vai permitir que os trens rodem com intervalos curtos e mais segurança, reduzindo o tempo de viagem dos passageiros. 

O traçado da via elevada acompanhará a Avenida Professor Luis Ignácio de Anhaia Mello, seguindo pela Avenida Sapopemba, Avenida Ragueb Chohfi e estrada do Iguatemi. O ponto final ficará nas proximidades do Hospital de Cidade Tiradentes. 

Ao todo, serão 17 estações no Expresso Tiradentes. Os trens terão capacidade mínima para 1.000 pessoas, contarão com ar condicionado e toda a tecnologia moderna presente nos novos trens que o Estado de São Paulo está adquirindo com o Expansão SP. Terá também o mesmo índice de qualidade das demais linhas do Metrô. 

Para conhecer mais sobre o Expansão SP, acesse o site  http://www.expansao.sp.gov.br 

Do Metrô