ABC recebe o primeiro bicicletário do Corredor Metropolitano São Mateus – Jabaquara

Bicicletário foi inaugurado nesta quarta-feira, 4

qui, 05/07/2007 - 10h56 | Do Portal do Governo

Os ciclistas do ABC ganharam na quarta-feira, 4, o primeiro bicicletário do Corredor Metropolitano São Mateus – Jabaquara instalado no Terminal São Bernardo do Campo.

Esta iniciativa da Secretaria dos Transportes Metropolitanos e da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos – EMTU/SP – faz parte do Projeto Ciclista Cidadão, criado por conta da importância que a bicicleta vem conquistando como meio de transporte complementar do percurso entre a residência e os sistemas existentes: Metrô, CPTM e ônibus intermunicipais gerenciados pela EMTU/SP. A relevância deste projeto consiste em seu caráter social e ambiental.

“O bicicletário é parte da nossa  política de respeito ao ser humano. Temos que oferecer condições de transporte público digno a todos se quisermos cobrar produtividade do trabalhador” afirmou o secretário Portella. A Secretaria dos Transportes Metropolitanos prevê a instalação de mais 30 áreas para bicicletas no sistema.

Segurança

Além de ser um veículo não motorizado e, portanto, não poluente, a bicicleta é um meio de atender as pessoas de baixa renda que residem em locais de difícil acesso para o transporte público. “Esta ação amplia a área de influência do Terminal São Bernardo”, declarou o presidente da EMTU/SP, José Ignácio Sequeira de Almeida.

Os bicicletários, cuja utilização é gratuita, garantem a segurança quanto à sua guarda efetiva em áreas de transferência nas estações e terminais, em estacionamentos de longa duração, com controle de acesso e dispositivos para suporte e uso de cadeados.

Estudos

O primeiro bicicletário proposto pela EMTU/SP no Terminal São Bernardo do Campo é gratuito e funciona das 6 às 22 horas. Tem capacidade para 40 bicicletas, mas as instalações podem ser ampliadas, conforme o crescimento da demanda.

O projeto arquitetônico adotado utiliza como infra-estrutura de proteção contra intempéries  o mesmo padrão de abrigos modulares em concreto e argamassa armados, que constituem as estações de embarque do Corredor Metropolitano.

A escolha do terminal  se deu em virtude de sua localização (região central do município) e demanda de ciclistas verificada na região. Os projetos para a instalação dos próximos bicicletários neste sistema serão fundamentados em pesquisas para identificação de demanda e articulações com organizações da sociedade civil, sem fins lucrativos, a fim de estabelecer novas parcerias.

Corredor Metropolitano

O Corredor Metropolitano São Mateus-Jabaquara é referência nacional e internacional em sistemas de transporte público de média capacidade. Inaugurado em 1988, liga o bairro de São Mateus, no extremo leste da capital, ao Jabaquara, na zona sul, atravessando quatro municípios do ABC: Mauá, Santo André, São Bernardo do Campo e Diadema.

É gerenciado pela EMTU/SP, vinculada à Secretaria  dos Transportes Metropolitanos, e operado pela concessionária Metra desde 1997. Possui 33 km de extensão, grande parte exclusiva para a circulação de ônibus e trólebus; é integrado com outros sistemas de transporte como ônibus municipais, trens metropolitanos e metrô, desempenhando importante papel na estruturação do transporte coletivo na Grande São Paulo.

De acordo com recente Pesquisa de Imagem dos Transportes na Região Metropolitana de São Paulo, promovida pela Associação Nacional de Transportes Públicos – ANTP, realizada no segundo semestre de 2006, o

Corredor São Mateus-Jabaquara foi avaliado positivamente, alcançando 80% de aprovação,  abaixo somente da pontuação do sistema metroviário (93% de aprovação).

Da EMTU