ABC ganha Unidade Integrada de Saúde e Educação que atende famílias de policiais militares

Projeto reúne, no mesmo complexo uma unidade de saúde e outra educacional, com capacidade para 1200 alunos

dom, 10/02/2008 - 13h28 | Do Portal do Governo

A Unidade Integrada de Saúde e Educação (UISE) na Estrada João Ducin, em Santo André, foi inaugurada na última sexta-feira, 8 de fevereiro. O projeto reúne, no mesmo complexo, uma unidade de saúde e outra educacional, e terá capacidade para 1200 alunos, em sua maioria, filhos de policiais militares. Essa é segunda UISE criada, já existe uma no Cambuci, zona sul da Capital.

A UISE do ABC é mantida pela Cruz Azul, uma instituição sem fins lucrativos que atende à PM. Segundo a diretora do colégio, Adriana Correa, 42, foi feito um investimento de oito milhões, compreendendo a compra do imóvel, obras de construção e aquisição de equipamentos. São três mil e 400 metros quadrados de área construída para o colégio, e 460 metros quadrados para o ambulatório.

Para o Tenente Edson Lima, 42, a abertura da escola no local foi muito importante para a classe. “Foi feita uma pesquisa em que a Unidade de Santo André mostrou ter, aproximadamente, quatro mil policiais no ABC que usam o sistema de saúde Cruz Azul. No ano passado, foi feita uma nova pesquisa, em que foi constatada a necessidade de ter essa unidade tanto na área de saúde, quanto na de educação por aqui”.

“A Cruz Azul já é uma entidade muito antiga da Polícia Militar em termos de saúde, e o colégio da Polícia Militar também. Tem uma tradição muito grande e o projeto é ótimo porque policiais militares se deslocavam daqui para São Paulo, para ter atendimento no Cambuci. É uma facilidade para o policial que mora em Santo André. O nível que a gente vê aí fora, não se compara”, afirma o tenente.

A Unidade Educacional contará com 17 salas de aula, laboratório de ciências, laboratório de informática, biblioteca, quadra de esportes coberta e piscina aquecida, além de salas de apoio pedagógico e administrativo. Serão dois turnos, da educação infantil ao ensino médio.

O início das aulas está previsto para o dia 11 de fevereiro, e as consultas médicas para o dia 18 do mesmo mês.

Saúde

A área de saúde (Ambulatório) contará com mais de sete mil atendimentos mensais, inicialmente, em clínica geral, pediatria, ortopedia, oftalmologia, ginecologia, dermatologia e otorrinolaringologia, além dos serviços auxiliares de diagnose e terapia.

Cruz Azul

A Associação Cruz Azul de São Paulo foi fundada em 28 de julho de 1925 por uma comissão de mulheres da sociedade paulistana e pelo Comandante da antiga Força Aérea Pública do Estado. A Cruz Azul mantém até hoje seus principais objetivos como instituição beneficente e filantrópica, que é prestar assistência médico-hospitalar e educacional à família dos policiais militares e à comunidade.

Atualmente, a instituição tem, sob seus cuidados, mais de 350 mil vidas e mais 11 mil alunos, atendidos em um hospital, dois ambulatórios descentralizados e oito colégios.

De Carolina Ionta, da Secretaria Estadual da Segurança Pública

(C.C.)