A terra das palmeiras: conheça Buritama

Com localização privilegiada, a cidade é banhada pelo rio Tietê, ribeirão Santa Bárbara e o córrego Palmeiras e em suas margens estão 17 condomínios com ranchos

qui, 05/12/2013 - 17h23 | Do Portal do Governo

Na região noroeste do Estado de São Paulo, está a cidade de Buritama localizada a 545 km da capital. O nome do município tem origem no vocábulo indígena que significa “terra dos buris”. Do tupi buri: buri, uma palmeira (Polyandrococos caldescens); e etama: terra natal, a pátria. Também contou o fato de haver na região palmeiras nativas, buritis, que se estendiam desde o centro do planalto, até às margens do rio Tietê.

– Siga o Governo do Estado no TwitterFacebook e veja fotos no Flickr

photonews

Com localização privilegiada, a cidade é banhada pelo rio Tietê, ribeirão Santa Bárbara e o córrego Palmeiras e em suas margens estão 17 condomínios com ranchos. Em sua orla estão o Parque Turístico “João Simão Garcia” conhecido popularmente como “Prainha”, o barco “Odisseia”, o Náutico Clube e o Iate Clube Vale do Tiête. O barco tem capacidade para 500 pessoas, possui três pisos, com restaurante, boate e área livre. 

Já nos clubes náuticos as piscinas, toboágua, marina, restaurantes, área de camping e o famoso torneio da pesca do tucunaré se destacam entre as atrações turísticas. Entre os calendários de festas típicas estão o Reveillon na Praça da Matriz, Buritama Folia, Juninão, Cavalgada, Festa do Peão e Pedala Papai Noel.  

Ainda em seu território está localizada a Usina Hidrelétrica de Nova Avanhandava, às margens do Rio Tietê, que entrou em operação em 1982. Na usina também existe uma eclusa, que serve de ponto turístico para quem embarca no “Odisseia”. Empresas agrícolas, de cerâmica, cerealistas, calçadistas garantem a vitalidade econômica do município. Foi também através delas que o setor de imóveis se expandiu e se valorizou. 

História 
Buritama foi fundada por volta de 1892 pelas famílias Teixeira, Pereira, Santos e Goulart que vieram de Minas Gerais. As famílias foram atraídas pelo solo fértil e pelos lençóis de águas límpidas, formando um núcleo ao qual deram o nome de Palmeiras.

Algum tempo depois, com a construção de uma capela em homenagem à Nossa Senhora do Divino Livramento, o núcleo passou a ser chamado de Nossa Senhora do Divino Livramento de Buriti. Em 24 de agosto de 1948 pela Lei nº 233, passou a ser Município, ficando sob a jurisdição da comarca de Monte Aprazível. 

Finalmente pela Lei nº 8.050 de 31 de Dezembro de 1963 passou a ser Comarca, ficando os Municípios de Turiúba, Planalto, Lourdes e Zacarias, sob a jurisdição da comarca de Buritama. Sua padroeira é Nossa Senhora do Divino Livramento, cuja imagem se encontra na igreja matriz no centro da cidade.

Como chegar
O acesso a Buritama a partir da capital se dá de carro pelas rodovias Presidente Castelo Branco e Marechal Rondon. 

Do Portal do Governo do Estado