A rotina do interior com aspectos de uma pequena capital: conheça Presidente Prudente

Município localizado a 563 km da capital do Estado é um dos principais polos industriais, culturais e de serviços do Oeste de São Paulo

qua, 27/03/2013 - 18h53 | Do Portal do Governo

A “Capital do Oeste Paulista”, como é conhecido o município de Presidente Prudente, fica localizada a 563 km da capital do Estado, mas consegue unir em seu cotidiano a rotina do interior com aspectos de uma pequena capital.

Se destacam a hospitalidade de seu povo, o aspecto vibrante de uma cidade universitária e a característica particular do município, que conta com grandes áreas verdes em todos os seus bairros, com grande destaque para o Parque do Povo na área central da cidade e também para o Complexo Paisagístico da Cidade da Criança.

– Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook 

Com mais de 210 mil habitantes e fundada em 1917, foi batizada em homenagem a Prudente de Moraes, que além de ter sido advogado e Presidente da Republica, foi também o primeiro governador do Estado.

O município mantém viva a sua história em lugares como no Centro Cultural Matarazzo, que já serviu de armazém para o café e, posteriormente, de processador de algodão e cereais, e hoje abriga a Biblioteca Municipal e é um espaço fixo com inúmeros eventos culturais. 

E ainda no Museu e Arquivo Histórico Prefeito Antonio Sandoval Netto, que oferece aos prudentinos e turistas a história da cidade. Criado há mais de 35 anos está instalado no antigo Matadouro Municipal.

Alma Sertaneja

A alma sertaneja está presente no cotidiano da pequena capital do oeste paulista. O Rancho Quarto de Milha é a maior arena coberta da América latina, com 12 mil m² de área construída, realiza a maioria dos eventos de grande porte, entre shows e um dos melhores rodeios do Brasil.

A diversão é garantida também quando há jogos no famoso estádio “Prudentão”, com capacidade para 45 mil pessoas e com exceção das capitais, o segundo maior do país, dando ainda mais o aspecto daquele programa de domingo de cidade grande.

A sua tradicional religiosidade se reflete na Catedral de São Sebastião, construída em forma de cruz, localizada na Praça Nove de Julho, onde o passado se encontra com o presente.

Já há mais de 30 anos e também próximo ao centro está também o famoso Calçadão, na Rua Tenente Nicolau Maffei, onde há uma “Rua de Pedestres” bem no meio da cidade e se concentra um centro comercial com inúmeras lojas e com o objetivo de oferecer maior comodidade à população em suas compras e negócios.

Presidente Prudente vem se tornando cada vez mais uma cidade importante não só para o Estado, mas para o País. Sendo como uma metrópole regional econômica bem localizada geograficamente e ao mesmo tempo sem perder o aspecto de cidade caipira, pacata e tranquila.

Do Portal do Governo do Estado