A polêmica peça “La Revelación” chega ao palco do Sérgio Cardoso

Monólogo do ator italiano radicado na Espanha Lao Bassi faz crítica ao monoteísmo

qui, 30/08/2007 - 10h18 | Do Portal do Governo

Depois de passar pela Itália, Alemanha, Bélgica e Espanha, chega ao palco do Teatro Sérgio Cardoso a peça La Revelación, monólogo encenado pelo ator italiano radicado na Espanha Leo Bassi. O espetáculo é uma pesada crítica ao monoteísmo e prega uma Europa desvinculada de dogmas religiosos.

Em cartaz apenas entre os dias 30 de agosto a 02 de setembro, a peça faz parte do projeto Cena Estrangeira, da Secretaria de Estado da Cultura que, numa parceria firmada com festivais nacionais de teatro, traz para São Paulo peças estrangeiras que obtiveram boa repercussão dentro do país. Inclusive, o Brasil é o primeiro país do continente americano a receber o monólogo, que começou a circular pelo mundo em maio deste ano. 

Não foi à toa que a Igreja Católica da Espanha considerou La Revelación um atentado à liberdade religiosa. É que a peça narra uma viagem pastoral do Papa Bento XVI, um dos personagens representados por Bassi, em que pede perdão por crimes da Inquisição e pela matança de índios. Não bastasse isso, ainda coloca em discussão o ataque que a Igreja faz ao uso de preservativos.

Leo Bassi, reconhecido mundialmente por suas atuações extravagantes e polêmicas, é da sexta geração de uma família de artistas circenses que há 130 anos vêm se apresentando por todo o mundo ininterruptamente. Sozinho no palco, o “palhaço terrorista” – como é chamado pela crítica – tem como  objetivo em  cada um de seus espetáculos levar o público a uma experiência cheia de emoções, fazendo a platéia  se sentir em um momento mágico e único. “Bassi demonstra uma gama de recursos expressivos e uma capacidade devastadora de interação com o público”, diz o escritor Juan Ignacio García Garzón.

Embora apresentada em território brasileiro, a peça é falada em espanhol, mas o público poderá acompanhar a história por legendas em um telão, que ficará acima do palco.

SERVIÇO

“La Revelación” – Leo Bassi

Dias 30, 31/08 e 01/09, às 21h, e dia 02/09, às 18h

Ingressos: R$ 10 e meia entrada

Indicação Etária: 12 anos

Teatro Sérgio Cardoso 

Rua Rui Barbosa, 153 – Bela Vista

Tel: (11) 3288-0136

Da Secretaria Estadual da Cultura

(I.P.)