A pesquisa sobre genômica no Brasil

nd

sex, 21/07/2000 - 13h29 | Do Portal do Governo

As pesquisas científicas na área de genômica no Brasil começaram, de forma sistematizada, em outubro de 1997, com a estruturação da rede ONSA para início dos trabalhos de seqüenciamento da Xylella fastidiosa. A bactéria causa a praga do amarelinho, que devasta 34% dos laranjais paulistas e provoca prejuízos de R$ 180 milhões aos produtores do Estado, o maior exportador de suco de laranja do mundo.

No final de 1998, o primeiro desdobramento dessas pesquisas aconteceu com o Genoma Funcional, que hoje desenvolve 21 projetos de pesquisa sobre a patogenicidade da Xylella. Em março de 1999, os esforços da Rede voltaram-se para o genoma da espécie humana, com o Genoma Humano do Câncer. Esse projeto é baseado na estratégia ORESTES, que seqüência prioritariamente a parte central dos genes, onde concentra-se a informação relevante para a síntese de proteínas. Em abril começou o seqüenciamento genético da cana-de-açúcar com o Genoma Cana, que usa o método EST, tecnologia de seqüenciamento mais rápida e baseada apenas nas porções dos genes envolvidas com o metabolismo da planta. Em junho do mesmo ano teve início o mapeamento de outra bactéria, a Xanthomonas Citri, causadora do cancro cítrico – já em fase final.

Depois da conclusão do Genoma Xylella, o instituto virtual de pesquisa genômica ONSA prepara novos projetos. Um acordo está sendo assinado com o Departamento de Agricultura do governo norte-americano para o estudo da Xylella que ataca as vinhas da Califórnia, e estão adiantados os projetos de seqüenciamento da bactéria Clavibacter xyli, que provoca raquitismo na cana-de-açúcar, do fungo Paracoccidioides brasiliensis, detectado em colônias que se formam nos pulmões e responsável por uma importante micose, e da Leishmania. Também estão previstos os lançamentos do Genoma Clínico do Câncer, para análise dos genes associados à doença e do Genoma Estrutural, que se dedicará ao estudo da estrutura e da função de proteínas expressas em células de tumores de câncer.