A memória paulista mora no Arquivo Público e deve ser visitada

Para abrigar a grande quantidade de arquivos foi construído novo prédio que já está em funcionamento

seg, 25/03/2013 - 15h41 | Do Portal do Governo



No novo edifício do Arquivo Público do Estado de São Paulo, entregue em junho de 2012 e localizado na Rua Voluntários da Pátria, 596, no bairro de Santana, foram investidos R$ 86,9 milhões em obras, valor que também inclui reforma completa nas antigas instalações, e mais de R$ 3 milhões em mobiliário e equipamento.

– Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook  

“A principal necessidade do arquivo ter de mudar de prédio é a falta de espaço, como nós somos um órgão que recolhe documentação de toda administração do poder executivo paulista, isso constitui um volume muito grande, nós já estávamos em nosso prédio antigo com os nossos depósitos lotados”, explica o coordenador do Arquivo Público, Carlos de Almeida Prado Bacellar. 

ASSISTA AO VÍDEO
Aproveite a noite para visitar um museu da cidade

O edifício possui 10 andares, sendo cinco com pé-direito duplo, destinados à guarda de acervos, num total de 23,5 mil metros quadrados de área construída. Os novos depósitos contam com climatização controlada para preservação dos 900 km lineares de documentos existentes. São aproximadamente dois milhões de fotografias e ilustrações, 15 mil mapas e uma biblioteca com 45 mil volumes que podem ser acessados por pesquisadores e público em geral.

“Muita gente relaciona arquivo com aquilo que se vê em empresas, o famoso arquivo morto, que é uma palavra que nós odiamos, isso aqui não é um arquivo morto, este é um arquivo vivo, o que você aprende aqui é que há milhões de histórias de vidas passadas que se entrecruzam nos corredores. 

Cada documento que você abre é uma história de alguém, é o vestígio de alguém que já se foi, mas deixou registrado como cidadão ou como funcionário público observações, anotações que são preciosas para que a gente conheça melhor esse passado”, observa Bacellar.

Do Portal do Governo do Estado