A hora da Estrela entra em cartaz no Museu da Língua

A nova exposição faz uma homenagem aos 30 anos da morte da escritora ucraniana Clarice Lispector

dom, 22/04/2007 - 14h18 | Do Portal do Governo

Em 1976, o biógrafo e escritor José Castello perguntou a Clarice Lispector: “Clarice, por que você escreve?”. Então ela disse: “Vou responder com outra pergunta: por que você bebe água?”. O escritor respondeu: “Por que bebo água? Porque tenho sede”. A escritora concluiu então: “Quer dizer que você bebe água para não morrer? Pois eu também: escrevo para me manter viva!”.

Clarice Lispector – A Hora da Estrela é a nova exposição que o Museu da Língua Portuguesa apresenta ao público partir do dia 24 de abril (terça-feira). A mostra faz uma homenagem aos 30 anos da morte da escritora ucraniana. O visitante terá a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a vida e obra de uma de nossas mais importantes escritoras.

Com curadoria de Júlia Peregrino e Ferreira Gullar, cenografia de Daniela Thomas e Felipe Tassara, o espaço expositivo levará o visitante a uma viagem pela obra de Clarice e pela alma humana – o caráter lúdico criado para a mostra convida o público a explorar o ambiente.

Fotografias, manuscritos, correspondências e documentos pessoais estarão disponíveis para a visualização. Frases de livros da escritora poderão ser vistas, ampliadas no ambiente. Uma parede com inúmeras gavetas possibilitará uma interação maior com o acervo da autora.  

Antônio Carlos Sartini, superintendente-executivo do museu, explica que é nas frases atordoantes que Clarice revela o olhar agudo e, muitas vezes, perplexo com que examina a vida cotidiana. Júlia Peregrino ainda ressalta: “Clarice tem um público cativo. Quem já conhece seu trabalho terá a oportunidade de desfrutar e saborear todo seu mundo. Para aqueles que não a conhecem é uma forma de adentrar neste universo fantástico”.

Nascida na Ucrânia, no dia 10 de dezembro de 1920, Clarice veio com dois meses de idade para o Brasil. Sua primeira língua foi o português. Percorreu como ninguém os caminhos da alma humana. Sua obra, segundo ela mesma, não é para ser compreendida, e sim, saboreada, apreciada. A escritora faleceu na cidade do Rio de Janeiro, em 1977, no dia 09 de dezembro, um dia antes de seu aniversário.

A Hora da Estrela, Clarice Lispector. De 24 de abril até 2 de setembro. Ingresso a R$ 4 e meia entrada. Grátis aos sábados. Museu da Língua Portuguesa. Praça da Luz, s/nº.  Outras informações pelo telefone (11) 3326-0775.

Da Secretaria da Cultura

(R.A.)